Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

LEITE DE AVEIA: CONTROVÉRSIAS E DESINFORMAÇÕES

Nos últimos anos, as pessoas começaram a abandonar o leite de vaca por alternativas à base de plantas. E, para a maioria, é uma disputa entre leite de soja, amêndoa e aveia. De acordo com a Plant-Based Foods Association, alternativas ao leite animal contribuíram com US$ 105 milhões para o crescimento, enquanto o declínio do leite de origem animal representou uma perda de US$ 264 milhões.

A Newsweek procurou especialistas para descobrir, de uma vez por todas, se o leite de aveia é bom ou ruim para você.

A nutricionista holística, Carley Nadine, de Toronto, Canadá, postou um vídeo sobre “Por que você deve parar de beber leite de aveia”. Em seu vídeo, que tem mais de 180 mil curtidas, ela afirma que a alternativa ao leite aumenta drasticamente o açúcar no sangue, afeta os hormônios e contribui para a ansiedade e a inflamação. “O leite de aveia não é o alimento saudável como está posicionado. Para a maioria das marcas convencionais, as enzimas adicionadas durante o processo de produção quebram os amidos naturais de aveia em açúcar. Portanto, pode aumentar o açúcar no sangue de forma mais significativa do que outros leites. Especialmente quando consumido com o estômago vazio. A maioria dos leites de aveia contém aditivos e óleos de sementes, como óleo de girassol ou óleo de canola. Isso confere sabor e textura cremosos ao leite de aveia. O glifosato, também conhecido como “Roundup”, é frequentemente pulverizado em plantações de aveia para acelerar a secagem na colheita. O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) relatou recentemente altos níveis de resíduos de glifosato em muitos produtos populares à base de aveia”.

Por outro lado, a nutricionista Lauren McNeil, também de Toronto, Canadá, disse à Newsweek: “O leite de aveia pode absolutamente fazer parte de um padrão alimentar geral nutritivo. A maioria dos leites vegetais comprados em lojas também é fortificado com cálcio e vitaminas D, que são nutrientes importantes para garantir que você esteja recebendo o suficiente. Eu recomendo escolher leite vegetal sem açúcar com mais frequência para que você possa controlar a doçura. Realmente não há contras!”.

Em quem acreditar?

De acordo com o Medical News Today, uma xícara de leite de aveia contém 130 calorias, menos da metade da quantidade de calorias em comparação com o leite de vaca, que contém 259 calorias. O site de informações médicas também aponta que o leite de vaca tem 31 gramas de açúcar e o leite de aveia está bem próximo, contendo 19 gramas, enquanto o leite de amêndoa e cânhamo não contém açúcar.

Ayat Sleymann, dono da Sleymann Nutrition, LLC, conversou com a Newsweek e diminuiu alguns mitos que circulavam pela internet. “Muitas pessoas se preocupam com o ingrediente de fosfato dipotássico adicionado ao leite de aveia. Esse ingrediente é adicionado como um regulador de acidez que ajuda a evitar a separação do leite à base de plantas quando adicionado ao café. Em outras palavras, melhora a experiência do consumidor quando opta por beber leite de aveia. Muitas pessoas estão preocupadas com esse ingrediente devido a desinformação espalhada, no entanto, o fosfato dipotássico é seguro para o público em geral e fornece cerca de 20% do valor diário de fósforo. O organismo precisa de fósforo para produzir energia e realizar funções corporais normais. No entanto, aqueles com doença renal precisam ser cautelosos sobre a quantidade de fósforo que estão consumindo, pois o rim não é capaz de remover muito bem o fósforo do organismo”. Ele continua: “Quanto à desinformação sobre o óleo de colza (ou mais comumente conhecido como óleo de canola) adicionado ao leite de aveia, estudos mostram que esse óleo tem benefícios cardio metabólicos”.

Ao contrário de outros leites não lácteos, o leite de aveia tem um pouco mais de proteína, fibra e vitaminas, pois é feito de aveia. No entanto, contém menos proteína em comparação com o leite lácteo.

O leite de aveia ainda contém betaglucana, que demonstrou melhorar os níveis de colesterol e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue ao longo do tempo. Também é uma ótima opção para quem tem alergia a nozes e para quem tenta seguir uma dieta baseada em vegetais.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001