Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Akuanduba desenvolve experiência com palestra, degustação e imersão no universo Plant Based para empresas

Consultoria liderada por Ailin Aleixo e Fabio Zukerman apresenta projeto para companhias que desejam implementar condutas sustentáveis através da alimentação

Ao levar ativações e palestras para dentro de empresas, Ailin Aleixo e Fábio Zukerman explicam, de maneira prática e impactante, os dois mais importantes fatores para que executivos e colaboradores se convençam a mudar a cultura no consumo de alimentos: a emergência climática e ambiental em alterar a matriz protéica de animal para vegetal e a desmistificação de que comida à base de plantas não tem sabor.

Isso só é possível porque dentro dessas ativações é servido cardápio plant based, provando na prática como pode ser saborosa e prazerosa. Do outro lado, são apresentados estudos científicos que evidenciam o caminho ao ponto de não retorno caso o ser humano continue no ritmo atual de produção e consumo de alimentos com base animal nos próximos anos.

"Nossa intenção é causar dois impactos que consideramos fundamentais, sendo um para fisgar o paladar e outro para alertar às pessoas de que há um precipício climático-ambiental no qual estamos prestes a cair, mas que há solução: depender cada vez menos da proteína animal", conta Ailin Aleixo.

Para Fábio Zukerman, não se trata de algo que desafie as indústrias já estabelecidas de alimentos, mas sim de ter um processo de transformação capaz de fazer com que haja uma migração das estruturas que hoje estão a serviço de uma matriz voltada à proteína animal. "Basta pensar que muitos dos processos que já são realizados pela indústria de alimentos podem ser adaptados para que a gente possa trabalhar a partir de outros insumos, o que é perfeitamente possível e já é uma realidade hoje", conta.

A palestra e a experiência sensorial envolvem o público de forma natural e efetiva, levando conscientização sobre a cadeia de produção de alimentos e como nossas escolhas pessoais - e empresariais - podem moldar sistemas alimentares mais sustentáveis, manter com dignidade pequenos produtores no campo, trazer mais saúde pessoal e coletiva e ajudar na implementação de food service com abundância de opções vegetais, sejam in natura como também com a inclusão de carnes e leites análogos aos animais.

Para aqueles que desejam se aprofundar no tema, a Akuanduba, já em seu lançamento, criou um e-book repleto de dados. Disponível para download no site da agência, o material traz informações como "o gado leiteiro precisar de cerca de 12kg de ração ou grãos para produzir 1kg de produtos lácteos" e "mesmo se todas as emissões de combustíveis fósseis fossem imediatamente zeradas, seria impossível cumprir a meta por conta das emissões geradas pelo sistema alimentar global sozinho".

Ailin Aleixo é Jornalista gastronômica, podcaster e comunicadora, há 20 anos escreve sobre comida com olhar cada vez mais atento aos impactos sócio-políticos-ambientais da cadeia de produção. É fundadora do site e podcast Vai Se Food, um dos maiores do país no segmento, jurada do reality show Top Chef Brasil e palestrante. A experiência acumulada nessas duas décadas de visitas a produtores, fazendas, restaurantes e fábricas, em mais de 30 países, foi traduzida em sua frase-lema: O que comemos molda o mundo.

Fabio Zukerman é conselheiro e consultor das principais instituições e empresas do setor de alimentos do Brasil. Fabio viveu uma imensa transformação através da alimentação e decidiu mergulhar profissionalmente neste universo após compreender que os benefícios iam muito além da saúde pessoal. Em 2018, fundou o Grupo Planta, conglomerado de negócios de alimentos a base de plantas, que atua na produção, distribuição, restaurantes e delivery. O grupo possui portfólio de inovações que é referência mundial na vanguarda da indústria Plant-Based.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001