Para todos os defensores de carnes à base de plantas, interessados em reduzir as emissões e melhorar o bem-estar animal, o objetivo da carne alternativa é simples: os consumidores devem trocar pelo menos alguns dos produtos tradicionais de carne animal da sua dieta em favor de opções baseadas em vegetais.
Mas mesmo quando as vendas de carne à base de vegetais estavam crescendo freneticamente no final de 2020, não estava totalmente claro se os consumidores estavam fazendo essa mudança ou se estavam apenas adicionando algumas opções à base de vegetais aos seus pratos sem reduzir a ingestão de carne tradicional.
Recentemente, a revista estadunidense Wired, que aborda questões envolvendo tecnologia, ciência, entretenimento, design e negócios, os seus diferentes sub tópicos e a respetiva influência na sociedade, cultura, economia e política, explorou o assunto. Será que os hambúrgueres à base de plantas nas prateleiras dos supermercados estão realmente substituindo os hambúrgueres de carne bovina nos carrinhos das pessoas? Os resultados foram um pouco decepcionantes, mas não sem esperança de um resultado mais positivo no futuro. Não houve muita substituição!