Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Zero açúcar: adoçantes saudáveis que mantêm sabor e nutrição

A indústria de alimentos recorre a adoçantes inovadores para reduzir o açúcar, manter o sabor e aumentar a oferta de nutrientes; veja algumas soluções

O aumento no consumo de adoçantes como substituto para o açúcar vem na esteira do aumento da preocupação das pessoas com a saúde, tanto física quanto mental. E os ingredientes têm sido eficientes na tarefa de oferecer mais qualidade de vida ao promover a melhor nessas duas dimensões, corpo e mente.

A solução vem sendo aplicada a produtos variados, que remetem a momentos de felicidade, como sorvetes, bolos entre outros doces famosos, de maneira a permitir que as pessoas mantenham ou até aumentem o consumo e tenham o benefício social envolvido, sem que precisem lidar com o ônus do aumento das calorias na dieta.

Portanto, a indústria tem conseguido garantir a experiência de sempre com mais saúde. Antes de conhecer as melhores soluções, vale entender os benefícios da substituição do açúcar e os desafios da indústria alimentar nessa tarefa.

Benefícios dos adoçantes

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) enumerou alguns benefícios principais dos adoçantes contemporâneos para além da manutenção do sabor e dulçor:

1: Contenção do consumo calórico

“Uma das principais vantagens do adoçante é que ele contém uma quantidade de calorias muito mais baixa do que o açúcar. Ou seja: não contribui para o consumo calórico, o que dá uma força para quem está querendo perder peso”, diz a associação.

2: Cuidado com a saúde dental

Os adoçantes impedem que algumas bactérias grudem na superfície dentária, melhorando a saúde dental, ao contrário dos alimentos e bebidas adocicados com açúcar. As bactérias presentes na boca convertem esse açúcar em ácido.

“Se o ácido não é removido pela higienização, pode gastar o esmalte dos dentes, causando problemas. Como os adoçantes de baixa caloria não são fermentáveis, eles impedem que esse processo aconteça”, acrescenta o texto.

3: Estilo de vida mais tranquilo e saudável

O adoçante permite que ao consumidor fazer trocas mais tranquilas na sua alimentação para buscar melhor qualidade de vida. Dessa maneira, não é preciso abrir mão de algum produto, como café ou bolo, que fazem parte da rotina de muitas famílias.

“Além disso, alguns estudos concluíram que algumas pessoas optam pelos adoçantes para evitar ingerir muito açúcar processado, presente em alimentos industrializados. Assim, isso acaba se refletindo também na escolha de refeições mais saudáveis para completar o cardápio.

A associação diz que, mesmo que o adoçante tenha muitos benefícios, deve ser consumido com moderação, como qualquer outro alimento.

Desafios

Um dos grandes desafios da indústria alimentícia é o de reduzir o consumo de açúcar, um dos grandes responsáveis - ao lado dos alimentos processados e ultraprocessados - pelo aumento da obesidade na população e por doenças como a diabetes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade no mundo mais que duplicou desde 1980. No Brasil, a prevalência de sobrepeso em adultos de ambos os sexos é de 54%, enquanto a obesidade atinge 20% dos brasileiros.

Com base nos benefícios e desafios mencionados, confira alguns produtos disponíveis no mercado para a substituição do açúcar por soluções saudáveis e saborosas.

Solução 100% natural

A Linea, grande empresa do setor de ingredientes e alimentos, aposta em adoçantes com composição 100% natural para atender às novas demandas do consumidor. A bola da vez é o Eritritol, que é retirado do milho não transgênico. Solução vegana, o adoçante possui 70% do dulçor do açúcar, zero caloria e sem a presença de glúten.

O mercado de produtos naturais é estratégico para a empresa a apresenta grande potencial de crescimento, diz Paulo Silveira, diretor de vendas da Linea Alimentos.

“Pretendemos aumentar a nossa atuação nesse mercado e mostrar aos consumidores opções mais saudáveis de adoçantes, como os edulcorantes 100% naturais", explica o executivo.

O adoçante de sempre, mas com novo sabor

Um dos ingredientes já presentes no mercado e que procuram reduzir o consumo de açúcar sem abrir mão do sabor é o adoçante stevia, obtido a partir de extratos naturais da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, e pode ser utilizado para substituir o açúcar na indústria alimentícia ou no consumo doméstico.

Anteriormente, essa solução era conhecida por seu sabor amargo, “o que não acontece com a X-Tevia”, diz Carlos Sanchez-Bartra, diretor-geral da X-SanBar Group ao mencionar o produto da empresa, que apresenta um sabor mais adocicado e próximo do açúcar.

O X-Tevia à base de stevia é 100% natural e mais doces que a stevia convencional, livre de sabores amargos ou metálicos. O adoçante, que possui 400 vezes mais dulçor que o açúcar, possui também propriedades funcionais devido às fibras prebióticas naturais de chicória, chia e agave, entre outras. O produto é aprovado para uso pela Anvisa e apresentado em líquido ou em pó.

Segundo Sanchez-Bartra, a empresa trabalha desde 2011 com uma equipe coordenada com os Estados Unidos, Brasil e Peru desenvolvendo adoçantes à base de stevia com diferentes potencias de adoçamento, além de criar soluções para aplicação em todo tipo de alimento, como sorvetes, chocolates, tortas, caramelos, iogurtes, refrigerantes e licores, por exemplo, e apresentar soluções para os problemas de volume e sabor gerados pela substituição do açúcar.

Solução para refrigerantes, iogurtes e gomas

Também nessa linha de adoçantes à base de stevia, a empresa japonesa Ajinomoto produz o AjiSweet™RA, um edulcorante natural à base de stevia de alta pureza, que proporciona o impacto de sabor com redução de residuais indesejáveis e com dulçor de cerca de 300 a 400 vezes maior do que o açúcar, segundo a empresa.

O produto da Ajinomoto também é obtido naturalmente, a partir do cultivo das plantas até a extração e purificação e pode ser aplicado em refrigerantes carbonatados, produtos plant-based, iogurtes, gomas de mascar, cereais e barras energéticas, vitaminas e suplementos.

Caldas, bebidas e assados

A plataforma de vendas Ingredientes Online também apresenta soluções em adoçantes. A novidade é o Keto Biobene, nova marca de ingredientes da empresa, um adoçante natural de baixo índice calórico e nível de dulçor de cerca de 60% a 70% em comparação ao açúcar, indicado para substituir o açúcar branco refinado.

O Keto Biobene contém edulcorantes naturais eritritol, glicosídeos de steviol e fibra de milho não transgênica. Além disso, não contém glúten. Sem sabor residual acentuado, pode ser aquecido para utilização em caldas caramelizáveis. Sua aplicação é ampla e contempla de bebidas frias e quentes a assados, como tortas, bolos e doces.

Uma forma de aplicação do produto é o drageado de quinoa com chocolate meio amargo, que leva o adoçante Keto Biobene na sua receita. Criado pela própria empresa, o produto é uma opção de snack saudável. A quinoa é fonte de proteínas, fibras, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Confeitos e sorvetes

A aposta da Sylvestre Ingredientes Naturais, do Grupo Biotae, para substituir o açúcar são os adoçantes à base de frutas como o Apple Sweet (de maçã em pó) e o Graviola Sweet (de graviola em pó), ingredientes naturais à base dessas frutas, que permitem adoçar receitas, incorporar nutrientes e proporcionar saudabilidade para as preparações.

Esses produtos da Sylvestre Ingredientes Naturais são clean label, livres de refinamento e com alto valor nutritivo. Ricos em fibras, possuem potencial prebiótico contribuindo para o bom funcionamento digestivo.

Segundo a empresa, os adoçantes à base de frutas podem ser aplicados em confeitarias, na fabricação de caramelos, balas, bolos, confeitos e pirulitos, substituindo o açúcar nas receitas.

Os itens também podem ser incorporados em sucos e bebidas processadas, contribuindo para o aumento do teor de fibras e sólidos nas formulações. O Apple Sweet também pode ser aplicado em sorvetes como adoçante natural e para encorpar o produto, pois a maçã contém pectinas que permitem a estabilização e estrutura para as preparações.


Fonte: Food Connection








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001