Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Startup lança chiclete para combater desejo por açúcar

A empresa afirma que sua composição proprietária funciona em dois minutos, bloqueando os receptores de açúcar na língua

A start-up israelense Sweet Victory lançou uma linha de gomas de mascar com infusão botânica projetadas para parar o desejo por açúcar.

A empresa afirma que sua composição proprietária funciona em dois minutos bloqueando os receptores de açúcar na língua, com o efeito durando até duas horas. Durante esse tempo, diz, alimentos ou bebidas doces terão um sabor suave ou até azedo.

De acordo com a pesquisa global de saúde e nutrição da Innova Market Insights, em 2021, 37% dos consumidores globais indicaram que diminuíram a ingestão de açúcar nos últimos 12 meses. A American Heart Association recomenda que as mulheres limitem o açúcar adicionado a não mais que 24g por dia, e os homens limitem o açúcar adicionado a não mais que 36g por dia.

“A maioria de nós luta contra o desejo por doces diariamente”, disse Gitit Lahav, cofundadora da Sweet Victory com Shimrit Lev, um instrutor nutricional profissional. “Mesmo com o aumento da conscientização sobre o impacto do consumo excessivo de açúcar no bem-estar pessoal, abandonar o 'hábito' do açúcar é uma verdadeira luta para a maioria de nós. Foi isso que nos estimulou a buscar uma solução que ajudasse os consumidores a ter um melhor controle sobre suas escolhas nutricionais.”

A goma inclui o gymnema botânico indiano, ( Gymnema sylvestre ) conhecido na tradição ayurvédica por seu efeito positivo no metabolismo da glicose. Na Índia, é conhecido como “gurmar”, hindi para “destruidor de açúcar”. Diz-se que inibe a absorção de açúcar além de seu efeito na língua. “O arranjo atômico das moléculas de ácido gimnêmico bioativo é realmente semelhante ao das moléculas de glicose”, disse Lev. “Essas moléculas preenchem os locais dos receptores nas papilas gustativas e impedem a ativação por moléculas de açúcar presentes nos alimentos, reduzindo assim o desejo por açúcar”.

Na Índia, as folhas de gurmar são mastigadas para obter o efeito. “Ficamos surpresos com a rapidez com que isso funciona”, disse Lev. “Buscamos um método de entrega mais eficaz, divertido e conveniente para esta erva e, assim, decidimos superar seu sabor amargo característico.”

A fórmula foi refinada com a ajuda de um fabricante de confeitos israelense. A start-up agora fabrica sua goma à base de plantas em uma instalação na Itália aprovada para a produção de suplementos funcionais. O produto está disponível em dois sabores: hortelã-pimenta, limão e gengibre.

A goma foi submetida a um estudo piloto bem-sucedido no Centro de Pesquisa em Obesidade do Centro Médico Sheba, em Israel. Um dos participantes disse: “Masco chiclete duas vezes ao dia quando sinto vontade de comer algo doce e sinto que o doce que como não tem gosto. Eu até tentei uma mousse de chocolate e tinha um gosto azedo!”

“O chiclete funciona tanto no nível físico quanto no psicológico”, disse Lahav. “A maioria das pessoas anseia por algo doce em determinadas horas do dia, geralmente após o almoço e à noite. Com o tempo, torna-se um instinto automático que torna o hábito ainda mais difícil de quebrar. Mascar chiclete Sweet Victory nesses momentos desafiadores pode quebrar lentamente os maus hábitos e ajudar a construir hábitos melhores e mais saudáveis.” Outros ensaios clínicos para determinar seu efeito sobre os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes estão em andamento.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001