Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Vitamina B12 em alternativas à carne vegetal

Apesar da crescente disponibilidade de opções de carne vegetal nos últimos anos, ainda existem dúvidas sobre a nutrição nesse setor. Frequentemente, críticos argumentam que muitos nutrientes essenciais são difíceis de encontrar fora dos produtos de origem animal, com a vitamina B12 sendo um dos principais pontos de preocupação. No entanto, vale destacar que algumas alternativas à carne vegetal agora incluem vitamina B12 em sua composição.

A Vitamina B12 desempenha importante papel em uma dieta saudável e, embora seja naturalmente encontrada em carnes, ovos e laticínios, bem como em cereais fortificados e leveduras nutricionais fortificadas, é importante ressaltar que não é exclusiva dos produtos de origem animal, apesar de geralmente ser mais abundante neles.

Isso coloca um desafio para os fabricantes de carne à base de vegetais, que buscam garantir que seus produtos ofereçam vitamina B12 aos consumidores, evitando preocupações de que uma dieta baseada em vegetais possa levar a deficiências nutricionais.

Algumas empresas de carne vegetal estão abordando essa questão, adicionando vitamina B12 aos seus produtos. Um exemplo é a Vivera, de propriedade da JBS, que incorpora essa vitamina em sua formulação, por meio de uma pré-mistura, o que lhe permite garantir uma distribuição uniforme em todos os produtos fabricados. No entanto, devido a regulamentações rigorosas que limitam a quantidade de vitaminas que podem ser adicionadas, a empresa não consegue igualar exatamente o nível de B12 presente em produtos equivalentes de carne.

Outra empresa, a Bobeldijk, sediada na Holanda e conhecida por produtos como hambúrgueres veganos e filés de peixe frito veganos, também utiliza vitamina B12 em seus produtos. A empresa utiliza uma pré-mistura vitamínica que inclui vitamina B12, ferro e zinco, adicionada aos seus produtos em uma proporção específica por porção, para que os consumidores recebam a quantidade adequada (15%) da sua ingestão diária recomendada. A empresa destaca que o tipo de vitamina B12 usado é a cianocobalamina, um pouco diferente da forma encontrada em produtos de origem animal.




Galeria de Imagens:







Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001