Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Tendências em ingredientes alternativos: substitutos desenvolvidos para atender às necessidades de consumidores vegetarianos, veganos e com restrições alimentares

Os ingredientes alternativos são uma realidade cada vez mais notável na indústria de alimentos, entre os grandes e pequenos negócios.

Falar desse tipo de alimento é tratar de uma das principais tendências do setor, tanto na fase de pesquisa e inovação, quanto na etapa de produção e consumo final. Trata-se de substituições inteligentes que priorizam um custo-benefício otimizado. Além de atender a demandas de consumo que se tornaram mais expressivas nas últimas décadas: vegetarianos, celíacos, veganos, dietas funcionais e preocupações nutricionais bem estabelecidas.

Neste artigo, mostraremos os ingredientes alternativos que estão em alta e foram desenvolvidos para suprir as necessidades desse grupo específico de consumidores. Acompanhe!

Crescimento do mercado de ingredientes alternativos

Os ingredientes alternativos são produtos alimentares não convencionais e que aparecem nas rotinas de alimentação da população em geral.

O trigo, o milho, o arroz e a soja são produtos tradicionais, considerados a base da alimentação de diferentes países. Esses quatro itens juntos correspondem a dois terços da oferta mundial de alimentos, como explica Sayed Azam Ali, diretor do Centro de Alimentos para o Futuro, para a BBC News Brasil.

Azam Ali afirma que há uma dependência mundial de apenas quatro tipos de cultivo, enquanto a tradição de plantar e colher acompanha a humanidade há mais de sete mil anos. Há muitas outras possibilidades que poderiam fazer parte da dieta humana e que estão ficando de lado.

A Crops for the Future (Centro de Alimentos para o Futuro) é uma instituição que existe com o propósito de desenvolver a utilização de ingredientes alternativos, promovendo a produção e o consumo conscientes e sustentáveis de culturas alimentícias negligenciadas ou esquecidas pela grande indústria.

O crescimento do mercado de produtos alternativos impacta na descentralização das culturas agrícolas ao redor do mundo, garantindo maior oferta de alimentos para todas as pessoas e agregando novos preparos e sabores para a indústria de alimentos.

O mercado de ingredientes alternativos em números

Além de proporcionar um olhar mais atento para outros alimentos que podem ser base para a alimentação, como frutas tropicais, grãos e cereais, o desenvolvimento do mercado de ingredientes análogos atende a novos estilos de consumo, como o das dietas vegetarianas e veganas.

Somente no Brasil, 14% da população já se declara vegetariana e o mercado de produtos veganos cresceu 40%, segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira, a SVB.

Substituir a proteína animal por proteínas vegetais como a soja, o tofu ou a ervilha, é um movimento de mudança alimentar cada vez mais expressivo. Em 2022, 67% dos brasileiros reduziram o consumo de carne e 37% pretendem reduzir para os próximos 12 meses, de acordo com a pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022”, do The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil).


Fonte: Food Connection








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001