Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Cientistas descobrem nova maneira de tornar as carnes à base de plantas mais saborosas

Os cientistas desenvolveram um método para tornar as alternativas de carne à base de plantas, que costumam ser secas e sem gosto, mais saborosas do que nunca.

Os cientistas desenvolveram um método para tornar as alternativas à carne à base de plantas mais saborosas do que nunca.

Liderado por pesquisadores da Universidade de Leeds, o avanço promete transformar as proteínas vegetais, que são secas e ásperas, tornando-as mais suculentas e dando-lhes uma sensação de gordura na boca, simplesmente adicionando água.

De acordo com a pesquisa, o método envolve a utilização de microgéis de proteínas vegetais criados por meio de um processo denominado microgeleção.

O processo consiste em colocar proteínas vegetais secas em água e submetê-las ao calor, o que altera a estrutura das moléculas proteicas. Isso cria uma rede interconectada ou gel que retém água ao redor das proteínas vegetais. O gel é então homogeneizado, quebrando-o em microgéis feitos de partículas minúsculas que, sob pressão, liberam água, proporcionando uma sensação de creme lubrificante quando ingeridos.

“O que fizemos foi converter a proteína vegetal seca em hidratada, usando-a para formar uma teia de aranha que retém a água ao redor dela", explicou o Professor Sarkar, autor principal do estudo. “Isso dá a tão necessária hidratação e sensação suculenta na boca", complementa ele.

Apenas adicione água

Sarkar acrescentou que os microgéis de proteína à base de plantas podem ser criados sem a necessidade de usar quaisquer produtos químicos ou agentes adicionados, usando uma técnica amplamente disponível e atualmente usada na indústria de alimentos. "O ingrediente-chave é a água", disse ele.

A equipe de pesquisa destacou como as proteínas vegetais secas prejudicaram a aceitação do consumidor e o avanço poderia encorajar as pessoas a reduzir a dependência de produtos de origem animal para a ingestão de proteínas.

O potencial para aplicações mais amplas também é promissor, pois a lubricidade dos microgéis pode substituir a gordura no processamento de alimentos, criando opções mais saudáveis sem sacrificar a textura.

Alimentos de proteína vegetal mais saudáveis e saborosos

Ben Kew, o principal pesquisador do projeto, comentou como as descobertas são realmente notáveis.

"É impressionante que, sem adicionar uma gota de gordura, os microgéis se assemelham à lubricidade de uma emulsão de 20% de gordura, que somos os primeiros a relatar", disse ele.

“Nossos dados experimentais apoiados por análises teóricas também significam que podemos começar a usar esses microgéis de proteína vegetal em alimentos onde a gordura deve ser removida para reformular em opções de proteína vegetal de próxima geração mais saudáveis”.

Uma vez que a aceitação de alternativas de carne à base de plantas tem sido muitas vezes prejudicada por sua textura seca e adstringente, o avanço pode realmente mudar o jogo para a nutrição à base de plantas.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001