Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

ABCZ DIZ QUE PRODUTOS DE BASE VEGETAL NÃO PODEM SER CHAMADOS DE “CARNE” E “LEITE”

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) (logo) se manifestou contrária ao uso das palavras “carne” e “leite” para os produtos integralmente vegetais, popularmente conhecido como plant-based. A entidade afirma que o posicionamento é uma resposta sobre uma consulta pública promovida pelo ministério da Agricultura sobre os produtos com base vegetal. “Temos percepção clara de que o uso impróprio dessas palavras se traduz em propaganda enganosa perante os consumidores, ao fazer crer que estão ingerindo substâncias com as mesmas propriedades organolépticas e nutricionais, quando, na verdade, estudos demonstram que são díspares”, diz o comunicado que é assinado pelo presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior.

Para evidenciar a diferenciação entre as proteínas animais e aquelas de origem vegetal, a ABCZ cita um estudo científico, publicado pela revista Nature, em julho deste ano. Segundo o comunicado, o estudo conclui que o perfil metabólico entre a carne bovina e as plant-based diferem-se em 90%, pois dos 190 metabólitos analisados, apenas 19 são comuns, não sendo possível defender nutricionalmente que se possa substituir um produto por outro, ou que sejam intercambiáveis, como a nomenclatura pretendida de “carne vegetal”, “leite vegetal” ou “ovo vegetal” deixa entender.

“O posicionamento contrário da ABCZ à tal medida representa nosso respeito e nossa defesa ao trabalho dos mais de 23 mil associados, cujo fomento e produção atingem mais de 80% do rebanho bovino nacional, com produção estimada, em 2020, de 10,5 milhões de toneladas de carne bovina e 24,5 milhões de toneladas de leite”.

A nota pede que o Mapa não aceite os nomes para os produtos plant-based, para “cumprir o seu papel de proteger a saúde dos consumidores e de defender a posição - louvável - de liderança do Brasil no mercado mundial de proteína animal”.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001