Segmento ainda enfrenta um obstáculo: os preços, considerados elevados por parte dos consumidores
O público que prioriza a saúde e o bem estar está cada vez mais exigente. E o mercado de alimentos plant-based, que procura se adequar às necessidades desses consumidores, têm expectativas positivas de crescimento. O setor, de acordo com o levantamento da Meticulous Research, deverá movimentar US$ 95,52 bilhões até 2029, com índice de crescimento de 12,45% no período.
A mudança de comportamento do consumidor deve puxar a prosperidade desse mercado, já que será impulsionado pelo aumento da intolerância a proteínas animais, assim como o aumento da população vegana. Pesa também o avanço de investimentos de risco em empresas especializadas em alimentos plant-based.
Apesar do horizonte promissor, o segmento ainda enfrenta um obstáculo: os preços, considerados elevados por parte dos consumidores e a preferência de boa parte das pessoas por itens de origem animal. Os fabricantes de produtos que podem ser alternativas aos lácteos podem registrar o maior aumento de consumo: eles vão atender os consumidores intolerantes à lactose. As preocupações quanto a saúde do bem estar animal também estimulam o interesse.