Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

ADM: DIETA À BASE DE PLANTAS AVANÇA ENTRE A POPULAÇÃO

Cada vez mais pessoas optam por seguir uma dieta à base de proteínas vegetais. Na verdade, não se trata de uma substituição completa, mas sim de uma ou outra refeição à base de carne por outra à base de proteínas vegetais. Para entender os hábitos e as preferências dos consumidores de alimentos à base de plantas, a empresa ADM adquiriu um levantamento global com dados de 2020 a 2022. A tendência é clara: de lá pra cá, cada vez mais gente resolveu maneirar na carne e investir em proteínas vegetais. A preocupação com o meio ambiente e a saúde são os principais motivadores da decisão.

Segundo a engenheira de alimentos Andréa Lunardini, líder técnica de Nutrição da ADM na América Latina, o ideal, na hora da troca, é buscar itens similares à carne em termos de composição. “Muitos industrializados focam na aparência e no sabor, mas deixam de lado o perfil nutricional”, alerta.

A nutricionista Eleonora Galvão, da Nutrindo Ideais, no Rio de Janeiro, frisa que não é preciso quebrar a cabeça nesse aspecto. As leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha, são ótimas opções. “Uma concha pode substituir 100 gramas de carne”, compara. Ao comprar industrializados, a nutricionista aconselha investigar o rótulo e priorizar o que tiver uma lista de ingredientes enxuta e o mais natural possível.

Cuidado ao trocar a carne por itens plant-based processados, congelados e altamente industrializados. Eles costumam conter níveis elevados de sódio, gordura e aditivos químicos.

Uma categoria que ficou famosa como opção à carne é a de hambúrgueres vegetais. Mas, muitas vezes, eles são altamente processados e desequilibrados nutricionalmente.

A boa notícia é que esse tipo de produto está longe de ser decisivo para a obtenção de proteínas no dia a dia. De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, quem colocar arroz e feijão nas principais refeições já estará muito bem coberto nesse sentido. Sementes e castanhas podem complementar o cardápio.

Obs.: os dados de 2020 a 2022 correspondem ao momento da explosão dos produtos plant-based.




Galeria de Imagens:







Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001