Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Plant-based: soluções para reduzir o uso de itens de origem animal

A indústria de ingredientes aposta nos alimentos plant-based para atender à demanda por produtos sem origem animal, preservando sabor e aumentando saudabilidade

Os ingredientes naturais ganham espaço na indústria de alimentos a partir do aumento da demanda dos consumidores por uma alimentação mais saudável e de qualidade. Os produtos conhecidos como plant-based, feitos a partir de fontes vegetais em substituição às de origem animal, estão entre os destaques dos ingredientes desenvolvidos para a indústria alimentícia.

Percebendo essa procura pelo consumidor, a Vogler, produtora de ingredientes e sabores para a indústria de alimentos, incorporou alguns ingredientes plant-based em seus produtos. “Começando pelas proteínas, hoje temos as proteínas de soja, de ervilha, de arroz e de amêndoa”, diz Caroline Souza, representante da área de Inteligência de Mercado da Vogler.

Ela explica que, dentro da linha Systems, a empresa trabalha com o INNOvegan, que são misturas de hidrocolóides (ou gomas) sem origem animal que ajudam a dar textura parecida com a da carne. A solução auxilia os clientes que trabalham com análogos à carne a conseguirem itens como hambúrgueres veganos com uma textura mais parecida com a da proteína animal.

Outras atrações da Vogler são os análogos a lácteos também, como queijos tipo branco e cream cheese. “Percebemos que o consumidor de plant-based não quer só um substituto, mas um produto que, além de substituir o produto de origem animal, seja gostoso e completo nutricionalmente”, comenta Caroline.

A representante da empresa explica que, no caso de produtos lácteos, muitos desses consumidores procuram os que tenham nutrientes como o cálcio, por exemplo, abundante no leite, e a empresa consegue também fazer essa adição junto com outros produtos como ferro e outros minerais.

Além disso, a Vogler apresenta um protótipo de cookie plant-based com proteínas vegetais e fonte de ferro, uma aplicação voltada para a panificação e também para snacks, mostrando que o plant-based não se limita apenas ao hambúrguer vegano, e que pode ser uma opção em outras refeições.

O cookie plant-based foi formulado com gordura de palma, específica para aplicação de panificação para biscoitos, além de um agente fortificante de ferro que não altera o sabor, amido de milho para auxiliar na textura do produto e outros ingredientes sem origem animal, como um mix de proteína de ervilha 80% e proteína de amêndoas 60%.

“Trabalhamos bastante com essa combinação de duas proteínas, de ervilha e arroz, para trazer um perfil completo de nutrientes. Existem algumas proteínas que não possuem todos os aminoácidos essenciais, então conseguimos fazer essa combinação para entregar todos os nutrientes e também para melhoras a questão sensorial e eliminar o sabor residual”, explica.

Ingredientes de biomas nacionais

Exibindo uma diversidade de flora e fauna própria, de grande riqueza de recursos naturais, no Brasil encontramos seis tipos de biomas: a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pampa, o Pantanal e o Cerrado, este com a maior biodiversidade do planeta.

Com essa diversidade à disposição, a Concepta Ingredients apresenta ingredientes sustentáveis e plant-based desenvolvidos com elementos desses biomas.

Uma das principais novidades, segundo Isaac Henrique Molina, assistente comercial da Concepta, é a manteiga vegetal (Plant-Based Butter), parte da linha Arboreto Premium Ingredients, 100% natural e sustentável, sem nenhum tipo de aditivo químico ou corante artificial, e se destaca pela produção de forma pura com certificação orgânica.

A manteiga vegetal pode ser aplicada em diferentes categorias, desde pães, bolos e cereais a bebidas, molhos, sopas, peixes, grelhados, assados, doces, picolés e vegetais. Isenta de gorduras hidrogenadas e livre de insumos químicos e transgênicos (OGMs). Entre as vantagens do produto está o sabor neutro, sendo ainda fonte de ômegas 3, 6 e 9, entre outras.

Dessa mesma linha, a Concepta apresentou ingredientes oriundos da Amazônia à base de açaí orgânico (em pó, extrato, óleo e xarope), manteiga de cupuaçu, óleo de castanha do Brasil, de maracujá e de patauá. Do Bioma Caatinga, o óleo de Licuri, e do Cerrado, o óleo de babaçu. Todos os ingredientes com diversas aplicações na indústria de alimentos (panificação e confeitaria, entre outros).

Não transgênicos

Com mais de 40 ingredientes não transgênicos, a Milhão consegue abranger muitos segmentos alimentares com a versatilidade dos ingredientes de milho e pulses.

Segundo a gerente de Qualidade da Mihão, Geandra Costa, a procura dos consumidores por uma alimentação mais saudável trouxe o desenvolvimento de novos ingredientes, como as pulses, que são farinhas de leguminosas (ervilha, lentilha, grão-de-bico e feijão) que também garantem o enriquecimento proteico e de fibras para o macarrão, com grande versatilidade de aplicação.

Essas pulses de lentilha, ervilha, grão-de-bico e feijão podem ser utilizadas na produção de hambúrgueres, almôndegas, salsichas, linguiças e muitas outras opções à base de vegetais.

O uso de proteína vegetal em substituição à proteína animal traz muitas vantagens, pois atende aos consumidores vegetarianos e veganos, e supre as necessidades nutricionais pois são ricas em proteínas, fibras e vitaminas.

“Essa alternativa também pode ser utilizada na produção de snacks, uma opção mais saudável para o consumidor que procura produtos glúten free, Non GMO, livre de colesterol e rico em proteína vegetal”, explica Geandra.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001