Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

HERBALTEC aposta em extratos plant-based como opção ao leite e suplementos alimentares

Empresa nacional produz extratos naturais à base de plantas para substituir alimentos de origem animal, preservando valor nutricional, memória afetiva e saúde

Uma das empresas que atua forte no Brasil no desenvolvimento de soluções alternativas às bebidas lácteas, a HERBALTEC é especializada no desenvolvimento de novos ingredientes para a indústria nutricional, alimentícia, de bebidas, veterinária e cosmética.

Os extratos naturais produzidos pela companhia são desenvolvidos preservando as bases constituintes das matérias-primas e extratos vegetais obtidos de flores, folhas e frutas da flora mundial. Eles são usados para criar novos produtos com a finalidade de acompanhar a mudança de hábito dos brasileiros. “Nossa missão é pesquisar e desenvolver substâncias ativas inovadoras, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar”, afirma a empresa.

O consumo de leite de vaca caiu 10% no Brasil em 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV). Além do aumento do preço desse produto, que acabou por limitar o acesso da população, a entrada de novas soluções no mercado também tem colaborado para a mudança de hábito alimentar, como é o caso do extrato de amêndoas Herbal Milke, produzido pela HERBALTEC, um dos únicos produtos no mercado livres de lactose e caseína.

Opção a produtos de origem animal

A Herbal Milke (linha de bebidas vegetais da HERBALTEC) é uma das soluções mais celebradas da empresa. No caso do extrato de amêndoa, a bebida vem ganhando mercado por conta do sabor e do requinte, além do fato de ser uma alternativa ao consumo de proteína animal, o que atende à crescente demanda relacionada aos estilos de vida vegetariano, vegano e flexitariano.

O Brasil já responde por mais de um terço do mercado latino-americano do consumo de amêndoas – com espaço para absorver mais. E boa parte desse consumo está relacionado à bebida feita do extrato das oleaginosas (grupo ao qual pertencem as amêndoas, assim como castanhas e nozes).

Processos avançados

Importadas as amêndoas, especialmente do Chile, a HERBALTEC desenvolve em sua planta industrial estudos e testes para a criação de novos processos e produtos que atendam às novas demandas, explica Camila Garcia, farmacêutica responsável da HERBALTEC, ao mencionar a técnica de extração do leite de amêndoa.

“Fabricamos hoje o extrato de amêndoas em um processo chamado de turbólise a temperaturas baixas, em seguida, utilizamos um sistema de secagem tecnológico para transformar o produto em pó solúvel”, diz Camila. A solução pode ser usada em bebidas e outras receitas, como bolos e pudins, ou vendido em pó que, que, diluído, tem a aparência do leite e pode ser consumida da mesma maneira.

Camila diz que a solução tem sido muito aplicada para a substituição do leite de vaca e do whey protein (suplemento à base da proteína do leite) e por pessoas que são intolerantes a lactose e caseína, que procuram opções com textura, sabor e valor nutricional semelhantes aos do leite.

No mundo, o consumo de leite tem diminuído por variados fatores, como preço e mudança da cultura, mas isso não quer dizer que os valores nutricionais não serão encontrados em outros produtos, e nem que a rotina de incluir uma bebida saborosa e nutritiva no café da manhã ou em receitas tradicionais precisa ser mudada. O extrato de amêndoas pode ocupar esse lugar, tanto na dieta quanto na experiência.


Fonte: Food Connection








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001