A Typcal, primeira foodtech da América Latina a desenvolver proteína a partir de fermentação de micélio usando a economia circular, lançou em parceria com a hamburgueria paulista Burger X o primeiro hambúrguer híbrido do Brasil, feito com 50% de proteína bovina e 50% de proteína de micélio. A combinação resulta em um produto com o mesmo sabor e textura da carne bovina, mas com 50% menos gordura e colesterol.
O micélio, uma alternativa saudável para a indústria alimentícia, oferece proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Paulo Ibri, CEO da Typcal, afirma que o hambúrguer híbrido é fruto da combinação de biotecnologia e culinária, com um micélio projetado para ser perfeitamente integrado à mistura. Ao contrário de outros ingredientes vegetais, como soja ou ervilha, que podem comprometer o sabor e a textura, o micélio se adapta sem perder a experiência do consumidor, além de oferecer benefícios para a saúde.
A Typcal está focada na expansão de sua fábrica de piloto para comercial até o final de 2024, além de abrir mercado na Europa. A empresa procura parcerias com grandes multinacionais para ampliar seu portfólio e prevê o lançamento de um novo produto no primeiro trimestre de 2025.