Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Os benefícios do tofu, o ancestral dos queijos vegetais

Por não conter leite, foi adotado mundialmente pelos vegetarianos e veganos

Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura parecida com a do queijo frescal e serve como alternativa para a carne. Apresenta sabor delicado, quase insípido, cor cremosa e é comercializado em pedaços, na forma de bloco branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. Na verdade, é comum em todo o Sudeste e Sudoeste asiático.

O processo de fabricação, a partir do leite de soja, é bastante similar ao do queijo fabricado a partir do leite, tendo também uma consistência parecida. Por isso, é também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, sendo geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática, o tofu é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser

consumido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado.

NUTRIÇÃO & SAÚDE

Do ponto de vista nutricional, o tofu é baixo em calorias, enquanto contém uma quantidade relativamente grande de proteína. É rico em ferro e pode ter um alto teor de cálcio ou magnésio, dependendo dos coagulantes (cloreto de cálcio, sulfato de cálcio, sulfato de magnésio) usados na sua fabricação.

O tofu é relativamente rico em proteínas, cerca de 10,7% para tofu firme e 5,3% para tofu macio "sedoso", com cerca de 5% e 2% de gordura, respectivamente, como fração da massa. A maior parte da massa de tofu é água, normalmente entre 76% e 91%.

Não se pode esquecer que os dados nutricionais variam imensamente de um tipo de tofu para outro! É pelo seu conteúdo proteico muito rico que é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.

TOFU3) (Macio, típico)

Valor nutricional por 100g

Energia

291 kJ (70 kcal)

Carboidratos

1,5g

Gorduras totais

3,5g

saturadas

0,5g

Proteínas

8,0g

Minerais

Quantidade

%DV2)

Cálcio

130mg

13%

Ferro

1,10mg

8%

Sódio

4mg

0%

1) A amostra é relativamente rica em cálcio devido ao coagulante.

Os valores para outras variedades podem ser significativamente mais baixos.

2) As porcentagens são aproximadas usando as recomendações dos EUA para adultos.

3) As informações nutricionais variam imensamente dependendo do tipo de tofu!

Fonte: USDA FoodData Central

Em 1995, um relatório da Universidade de Kentucky, financiado na época pela Solae* (PTI), concluiu que o consumo de proteína de soja está correlacionado com reduções significativas no colesterol sérico, lipoproteína de baixa densidade, LDL (mau colesterol) e concentrações de triglicerídeos. No entanto, a lipoproteína de alta densidade (HDL, colesterol bom) não aumentou. Fitoestrógenos de soja, as isoflavonas genisteína, daidzeína e gliciteína foram sugeridos como agentes redutores dos níveis séricos de colesterol. A genisteína é considerada a isoflavona com maior atividade estrogênica in vivo, sendo cerca de 10 vezes mais ativa do que a daidzeína. Com base nessa pesquisa, a Protein Technologies International, Inc. apresentou, em 1998, uma petição à FDA para uma alegação de saúde de que a proteína de soja pode reduzir o colesterol e o risco de doenças cardíacas.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001