Nos últimos quatro anos, o número de lançamentos de produtos no segmento alternativo de peixes e frutos do mar à base de plantas registrou um crescimento significativo. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Innova Market Insights, essa tendência continuará, com projeção de um crescimento médio anual de 28,5% até 2029.
O interesse crescente por esses produtos é claramente observado pelos grandes fabricantes de alimentos de alternativas vegetais, como a Planteneers, especializada no desenvolvimento e produção de soluções de sistemas personalizados para alternativas à base de plantas em diversos segmentos, incluindo carne, salsicha, peixe, queijos, laticínios e frios, que oferece diversas possibilidades através dos sistemas funcionais fiildFish da empresa.
Segundo a Dra. Pia Meinlschmidt, Líder da Equipe de Gerenciamento de Produtos da Planteneers, o crescimento das alternativas de peixes e frutos do mar não é surpresa, considerando as várias vantagens desses produtos à base de plantas. “Essas alternativas ajudam a reduzir a sobrepesca nos mares e não apresentam problemas de captura acessória”, acrescentou.
As alternativas de peixe oferecidas pela Planteneers oferecem qualidade em sabor e textura. O sistema fiildFish da empresa permite a produção de alternativas ao salmão defumado e peixe branco, com características sensoriais semelhantes aos produtos de origem animal. Essas alternativas podem ser utilizadas em uma variedade de pratos, desde sushi até refeições prontas, sendo estáveis em termos de congelamento e descongelamento.
Além das opções de peixe, a Planteneers também oferece sistemas funcionais para a produção de alternativas a frutos do mar, como camarão e lula. Esses produtos apresentam textura autêntica e sabor macio, podendo ser consumidos frios ou quentes, e são ideais para refeições prontas e saladas.