Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Novos ingredientes e tecnologias impulsionam a evolução do mercado à base de plantas

O mercado de alimentos plant-based experimentou um crescimento substancial nos últimos anos, alimentado por consumidores que buscam opções mais saudáveis e ecologicamente sustentáveis. A diversificação de produtos plant-based, que vai além de simples substitutos de carne, agora inclui uma ampla gama de itens, desde laticínios até produtos de panificação e snacks. Essa expansão reflete a adaptação da indústria para atender a uma base de consumidores mais ampla e diversificada.

As tendências recentes indicam uma maior sofisticação na formulação, com foco crescente na melhoria da textura, sabor e valor nutricional. Empresas estão investindo em tecnologias inovadoras para replicar de forma mais autêntica as características sensoriais dos produtos de origem animal, conquistando, assim, consumidores que buscam uma transição suave para alternativas à base de plantas.

Os desafios persistem, como a necessidade de melhorar a acessibilidade econômica desses produtos e enfrentar barreiras culturais em algumas regiões. No entanto, à medida que a aceitação cresce e a indústria se adapta, os alimentos e bebidas plant-based estão se tornando uma presença cada vez mais relevante nos mercados globais.

Entre os diversos elementos que influenciam a aceitação de alimentos à base de plantas, a textura e o sabor incontestavelmente são protagonistas.

A textura de um alimento não é apenas uma característica sensorial, mas também uma experiência tátil que desencadeia reações complexas durante a mastigação. Alimentos alternativos que conseguem reproduzir texturas familiares, como a crocância de um vegetal ou a maciez de uma carne, têm maior probabilidade de conquistar paladares tradicionalmente acostumados a determinadas consistências.

O sabor, por sua vez, é um componente intrínseco à experiência gastronômica. Quando se trata de alimentos alternativos, a capacidade de oferecer perfis de sabor atraentes é fundamental para conquistar a aceitação do consumidor. A diversidade de opções, que vai além do tradicional, permite explorar novas combinações e nuances que, quando bem equilibradas, contribuem para uma experiência gustativa positiva.

A harmonia entre textura e sabor é um fator decisivo na aceitação de alimentos alternativos. Uma textura agradável pode amplificar a percepção do sabor, tornando o alimento mais atraente e satisfatório. Por outro lado, um sabor marcante pode superar eventuais diferenças de textura, cativando até os paladares mais resistentes.

Ao reconhecer a importância da textura e do sabor na aceitação de alimentos alternativos, os fabricantes estão capacitados a criar produtos que transcendem a mera substituição, oferecendo uma experiência culinária única e saborosa.

Contudo, reproduzir texturas e sabores específicos em alimentos e bebidas plant-based apresenta desafios técnicos significativos. Um dos principais obstáculos reside na complexidade das características sensoriais, as quais, muitas vezes, são desafiadoras de imitar com precisão usando ingredientes exclusivamente à base de plantas.

Um exemplo são as alternativas à base de plantas para frutos do mar, que abrangem uma ampla variedade de produtos, desde camarões e lulas até peixes e caranguejos, e que representam um desafio multifacetado, pois requerem a reprodução não apenas de sabores e texturas, mas também das especificidades anatômicas dos diferentes organismos marinhos. A diversidade de texturas e sabores nos frutos do mar exige uma abordagem meticulosa para replicar com precisão a experiência sensorial oferecida pelos produtos tradicionais.

A textura é um aspecto crítico, uma vez que muitos consumidores associam determinadas consistências à qualidade e autenticidade de um alimento. Replicar a suculência de carnes ou a cremosidade de produtos lácteos, por exemplo, requer uma compreensão profunda das propriedades físicas e reológicas dos ingredientes vegetais.

No que diz respeito ao sabor, a complexidade aromática dos produtos de origem animal é desafiadora de reproduzir. A presença de compostos específicos, como aminoácidos, ácidos graxos e produtos de degradação durante o cozimento, contribui para a singularidade dos sabores de carnes, laticínios e outros produtos animais. Desenvolver misturas de ingredientes vegetais que possam recriar essas notas de sabor de maneira autêntica é uma tarefa complexa e exige experimentação contínua.

Além disso, a estabilidade e a consistência dessas reproduções de texturas e sabores ao longo do tempo de prateleira também são desafiadores, já que a resposta a variáveis como armazenamento, transporte e preparo culinário é essencial para garantir uma experiência sensorial consistente para o consumidor.

As oportunidades para inovação relacionadas a sabor e textura são vastas e promissoras, destacando-se, entre outras, a diversificação de fontes de proteínas; integração de ingredientes funcionais, com a incorporação de algas marinhas, cogumelos medicinais e sementes nutritivas para benefícios à saúde, sabor e texturas distintas; modificação genética de plantas para otimização do sabor, textura e perfil nutricional, criando alternativas mais atrativas e nutritivas; ingredientes fermentados, utilizando a fermentação para aprimorar sabores, melhorar digestibilidade e criar texturas complexas, desafiando limitações sensoriais; aplicação de cultura de células para criar carne cultivada e produtos plant-based reproduzindo características de origem animal; e emulsificantes e estabilizantes à base de plantas para melhorar texturas, estabilidade e uniformidade.

As novas tecnologias de processamento têm se destacado como catalisadoras fundamentais na melhoria da funcionalidade e nas características sensoriais dos ingredientes plant-based, impulsionando avanços significativos.

A evolução constante contribui não apenas para atrair consumidores mais amplos e para tornar as alternativas à base de plantas mais competitivas, mas também para criar tendências.




Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001