Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Zero açúcar: conheça adoçantes saudáveis que mantêm sabor e nutrição

A indústria de alimentos recorre a adoçantes inovadores para reduzir o açúcar, manter o sabor e aumentar a oferta de nutrientes; veja algumas soluções

Um dos grandes desafios da indústria alimentícia é o de reduzir o consumo de açúcar, um dos grandes responsáveis - ao lado dos alimentos processados e ultraprocessados - pelo aumento da obesidade na população e por doenças como a diabetes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade no mundo mais que duplicou desde 1980. No Brasil, a prevalência de sobrepeso em adultos de ambos os sexos é de 54%, enquanto a obesidade atinge 20% dos brasileiros.

Um dos ingredientes já presentes no mercado e que procuram reduzir o consumo de açúcar sem abrir mão do sabor é o adoçante stevia, obtido a partir de extratos naturais da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, e pode ser utilizado para substituir o açúcar na indústria alimentícia ou no consumo doméstico.

Anteriormente, essa solução era conhecida por seu sabor amargo, “o que não acontece com a X-Tevia”, diz Carlos Sanchez-Bartra, diretor-geral da X-SanBar Group ao mencionar o produto da empresa, que apresenta um sabor mais adocicado e próximo do açúcar.

O X-Tevia à base de stevia é 100% natural e mais doces que a stevia convencional, livre de sabores amargos ou metálicos. O adoçante, que possui 400 vezes mais dulçor que o açúcar, possui também propriedades funcionais devido às fibras prebióticas naturais de chicória, chia e agave, entre outras. O produto é aprovado para uso pela Anvisa e apresentado em líquido ou em pó.

Segundo Sanchez-Bartra, a empresa trabalha desde 2011 com uma equipe coordenada com os Estados Unidos, Brasil e Peru desenvolvendo adoçantes à base de stevia com diferentes potencias de adoçamento, além de criar soluções para aplicação em todo tipo de alimento, como sorvetes, chocolates, tortas, caramelos, iogurtes, refrigerantes e licores, por exemplo, e apresentar soluções para os problemas de volume e sabor gerados pela substituição do açúcar.

Refrigerantes, iogurtes e gomas

Também nessa linha de adoçantes à base de stevia, a empresa japonesa Ajinomoto produz o AjiSweet™RA, um edulcorante natural à base de stevia de alta pureza, que proporciona o impacto de sabor com redução de residuais indesejáveis e com dulçor de cerca de 300 a 400 vezes maior do que o açúcar, segundo a empresa.

O produto da Ajinomoto também é obtido naturalmente, a partir do cultivo das plantas até a extração e purificação e pode ser aplicado em refrigerantes carbonatados, produtos plant-based, iogurtes, gomas de mascar, cereais e barras energéticas, vitaminas e suplementos.

Caldas, bebidas e assados

A plataforma de vendas Ingredientes Online também apresenta soluções em adoçantes. A novidade é o Keto Biobene, nova marca de ingredientes da empresa, um adoçante natural de baixo índice calórico e nível de dulçor de cerca de 60% a 70% em comparação ao açúcar, indicado para substituir o açúcar branco refinado.

O Keto Biobene contém edulcorantes naturais eritritol, glicosídeos de steviol e fibra de milho não transgênica. Além disso, não contém glúten. Sem sabor residual acentuado, pode ser aquecido para utilização em caldas caramelizáveis. Sua aplicação é ampla e contempla de bebidas frias e quentes a assados, como tortas, bolos e doces.

Uma forma de aplicação do produto é o drageado de quinoa com chocolate meio amargo, que leva o adoçante Keto Biobene na sua receita. Criado pela própria empresa, o produto é uma opção de snack saudável. A quinoa é fonte de proteínas, fibras, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Confeitos e sorvetes

A aposta da Sylvestre Ingredientes Naturais, do Grupo Biotae, para substituir o açúcar são os adoçantes à base de frutas como o Apple Sweet (de maçã em pó) e o Graviola Sweet (de graviola em pó), ingredientes naturais à base dessas frutas, que permitem adoçar receitas, incorporar nutrientes e proporcionar saudabilidade para as preparações.

Esses produtos da Sylvestre Ingredientes Naturais são clean label, livres de refinamento e com alto valor nutritivo. Ricos em fibras, possuem potencial prebiótico contribuindo para o bom funcionamento digestivo.

Segundo a empresa, os adoçantes à base de frutas podem ser aplicados em confeitarias, na fabricação de caramelos, balas, bolos, confeitos e pirulitos, substituindo o açúcar nas receitas.

Os itens também podem ser incorporados em sucos e bebidas processadas, contribuindo para o aumento do teor de fibras e sólidos nas formulações. O Apple Sweet também pode ser aplicado em sorvetes como adoçante natural e para encorpar o produto, pois a maçã contém pectinas que permitem a estabilização e estrutura para as preparações.









Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001