Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

SWEEGEN, LIDER NA REDUÇÃO DE AÇÚCAR, LANÇA ULTRATIA® BRAZZEIN.

Esse lançamento coloca a Sweegen na vanguarda das abordagens inovadoras para a redução de açúcar, afirmou Shari Mahon, chefe de inovação global. “Estamos explorando novas fronteiras de alimentos e bebidas. Continuamos a ser pioneiros nas mais recentes alternativas e tecnologias de açúcar para reinventar alimentos e bebidas que realmente atendem a promessa de bem-estar. O lançamento do Ultratia® Brazzein comprova, ainda mais, que a Sweegen é um líder em tecnologias e inovações de ingredientes de bem-estar.”

A inovação abrirá novas oportunidades para os formuladores de alimentos e bebidas que trabalham para criar produtos melhores para você e com baixo teor de açúcar, acredita a empresa.

O que é, de fato, a brazzeina? A espécie Pentadiplandra brazzeana é uma planta arbustiva originária das regiões tropicais da África Ocidental, contendo um potente edulcorante natural em suas bagas. A espécie ocorre no Gabão e nos Camarões, República Centro Africana, Nigéria, Zaire e norte de Angola, onde o fruto é consumido desde tempo imemorial pelas populações indígenas e pelos grandes macacos. Os frutos da planta são extremamente doces, ao ponto de terem merecido o nome comum de "oubli" (francês para "esquecimento") no Gabão, porque o seu sabor ajudaria as crianças a esquecer o leite materno, pois quando o comem desinteressam-se de ver as suas mães!

O poder edulcorante do fruto deve-se à presença de duas proteínas de sabor muito doce, a pentadina (descoberta em 1989) e a brazzeina, isolada pela primeira vez pela Universidade de Wisconsin-Madison em 1994. No entanto, a produção em escala comercial provou ser um desafio. O ingrediente é encontrado com moderação na natureza e, para dimensionar a brazzeina de forma sustentável, a Sweegen desenvolveu com tecnologia própria um processo de fermentação de precisão, uma tecnologia que, segundo Shari Mahon, produz ingredientes limpos e sustentáveis. “A vantagem competitiva da Sweegen é a nossa tecnologia que nos permite escalar a brazzeina”, disse Mahon.

É de 500 a 2000 vezes mais doce que o açúcar comum e tem baixo valor calórico. É importante ressaltar que o novo produto tem custo competitivo com o açúcar. Essas características o tornam uma “excelente alternativa” não apenas ao açúcar, mas também aos adoçantes artificiais e adoçantes naturais da “velha geração”, como a estévia rebaudiosídeo A. É mais doce do que a maioria dos adoçantes naturais e tem um perfil doce diferente, intensidade e liberação. É sinérgico com outros adoçantes naturais. Os efeitos sinérgicos e a diversidade da Brazzein permitem a Sweegen fornecer à indústria sistemas de adoçantes exclusivos para reduzir ou eliminar o açúcar e substituir os sistemas de adoçantes artificiais de maneira mais econômica”, disse Mahon. A brazzeína pode mascarar o sabor amargo da estévia; uma combinação de brazzeína e outros adoçantes artificiais resulta em um perfil de sabor mais semelhante ao açúcar e melhor sensação na boca.

A brazzeina tem um perfil de sabor muito limpo. Também é muito estável ao calor, você pode aquecê-la e resfriá-la e ainda permanece doce. Portanto, do ponto de vista dos fabricantes, é uma opção muito boa, em comparação com outros adoçantes naturais do mercado. Também é muito estável em pH mais ácido, tornando-a adequado para bebidas carbonatadas.

Também pode ser usado em conjunto com o açúcar para criar uma bebida natural de média caloria. “Em muitas linhas de produtos em que todo o açúcar não pode ser substituído devido às suas propriedades de volume (como produtos assados), o número de níveis de açúcar pode ser reduzido substituindo a brazzeína, tornando o produto mais saudável.

A abordagem da Sweegen à redução de açúcar sempre foi uma abordagem criativa. A sua experiência em redução de açúcar é baseada não apenas em seu profundo conhecimento dos ingredientes oferecidos, mas também na estreita colaboração entre seus especialistas internos em desenvolvimento de produtos e os experts do mercado em modulação de sabor. Ao formular com a Ultratia® Brazzein, continuaremos a trabalhar com nossos clientes utilizando nossa abordagem criativa de blocos de construção para oferecer produtos de excelente sabor e preferidos pelo consumidor.”

A adição de Ultratia®Brazzein ao portfólio de produtos adoçantes levando a Assinatura Sweegen, despertou grande interesse”, completa Mahon, acrescentando que as amostras estão prontas para serem enviadas e a Sweegen está pronta para ajudar as marcas na solução de seus desafios de redução de açúcar, com o apoio de seus estúdios globais de inovação.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001