A Enifer, startup finlandesa de biotecnologia, planeja construir uma fábrica para produzir sua micoproteína Pekilo, com capacidade para 3.000 toneladas métricas por ano, com planos futuros de estabelecer fábricas adicionais fora da Finlândia.
Derivada de uma cepa fúngica única (Paecilomyces variotii), diferencia-se por um processo de fermentação fúngica simplificado e eficiente, que resulta em uma biomassa micelial colhida de maneira contínua, a qual é quebrada e seca, produzindo um ingrediente em pó seco de micoproteína, dispensando a necessidade de cadeia de frio. Além disso, a Enifer otimiza o uso de diferentes fontes de carbono, incluindo subprodutos de baixo valor, tornando o processo eficiente e economicamente vantajoso.
Segundo Joosu Kuivanen, COO e cofundador da Enifer, o pó de micoproteína seca se tornará um ingrediente proteico universal em diversos produtos alimentícios, semelhante à proteína de soja atualmente.
O objetivo da empresa é posicionar a micoproteína Pekilo como um ingrediente versátil, aplicável em diversas categorias de alimentos, incluindo alternativas à carne, massas, pães, doces e produtos lácteos.
Com um investimento total de aproximadamente € 30 milhões, a conclusão da nova instalação está prevista para o próximo ano, com início da produção em 2026.