Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Conheça as soluções AAK para produtos 100% plant-based

Sustentabilidade não é negociável. Essa foi a mensagem da 27ª Conferência do Clima e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, a COP27, realizada neste ano no Egito.

E o que a alimentação do planeta tem a ver com isso? Tudo! Precisamos inserir, cada vez mais, refeições plant-based em nossas vidas.

Isso porque, dados como o relatório realizado pela Comissão EAT-Lancet, da renomada revista científica The Lancet, já comprovou que essa dieta é a única possível para o futuro, dado as condições de degradação da Terra e do Meio-Ambiente.

A boa notícia é que mesmo sem a publicação de pesquisas globais que estimem qual total de veganos e vegetarianos ao redor do mundo, é notório o crescimento de adeptos à alimentação plant-based, os chamados flextarianos, o que confirma que não é preciso ser vegano ou vegetariano para consumir esse tipo de produto.

Com isso, as indústrias e os profissionais nutricionistas e nutrólogos precisam acompanhar não só a evolução do mercado, como também da ciência e pesquisa quanto a ingestão de uma refeição industrializada completa e saudável para atender adequadamente o público que decidiu retirar da sua vida produtos de origem animal ou simplesmente que optarem a inserir maior consumo de produtos à base de plantas no cardápio.

Falando de Brasil, segundo o Instituto Kantar, 36 milhões de brasileiros já consomem produtos plant-based. A visibilidade desses itens nas prateleiras e freezers de todo país é uma realidade que está apenas começando.

Contudo, o desafio de unir sabor e nutrição ainda existe na indústria plant-based, o que afasta muitos novos consumidores. Além disso, não é de hoje que se ouve falar da importância e necessidade do desenvolvimento sustentável dentro do mercado de alimentos, no entanto, poucas indústrias fazem isso de forma sustentável, eficiente e inovadora.

Podemos fazer diferente? A AAK garante que sim, uma empresa focada no mercado de óleos e gorduras de origem vegetal, tem no seu DNA o plant-based como filosofia. Fornecemos produtos de qualidade ao mercado e, com toda a dedicação de nossa equipe técnica, geramos ideias inovadoras, sustentáveis, saudáveis e nutricionalmente mais adequadas.

Nossa qualidade e pioneirismo estão, também, em compreender que os consumidores querem sim nutrição, mas sem abrir mão do sabor. Afinal de contas, comida tem que ser gostosa!

Foi pensando nisso que a AAK se lançou no desafio de desenvolver produtos com vasta adesão, para que o maior número de consumidores conheça e experimente, abrindo-se ao mundo plant-based. Então, vamos a eles!

Gostoso, saudável, sustentável e prático: imagine-se, agora mesmo, saboreando um Bacon X-Burguer com milk-shake 100% à base de plantas! Esta é a nova combinação que a AAK apresenta ao mercado de alimentos.

Primeiro, vamos ao hambúrguer. Aqui, o desafio era desenvolver uma carne à base de plantas com sabor, suculência e mais saudabilidade, o que foi possível com a nossa solução AkoPlanet™ PBM 28-001. Com uma quantidade significativamente menor de gordura saturada comparada a um hambúrguer feito com somente o óleo de coco, uma redução de cerca de 32%, a solução AkoPlanet™ PBM 28-001 tornou viável um hambúrguer suculento.

No mercado lácteo, a principal dificuldade para queijos é o ponto de derretimento aliado a questão nutricional. A solução da AAK, AkoPlanet™ PBC 110-44, viabilizou a entrega dessa idéia, com grande redução do nível de saturados comparada as soluções atuais de mercado, garantindo o derretimento ideal principalmente para queijos tipo muçarela e cheddar.

Pensando em sabor, é inegável a paixão nacional por bacon. Por isso, a solução Akoveg™ 110-50 MB fecha o nosso lanche com chave de ouro. Com uma redução de 53% de gordura saturada, se comparado ao bacon feito à base de óleo de coco, nossa Akoveg™ 110-50 MB também promove atributos sensoriais indispensáveis, como a crocância e a suculência.

Para acompanhar o Bacon X-burguer, nada melhor do que um delicioso milk-shake, não é mesmo? A alternativa ao leite de vaca foi possível com a nossa solução AkoPlanet PBM™ 150-60, que permitiu a criação de uma bebida plant-based.

Nossa proposta de milk-shake conseguiu uma impressionante redução do nível de saturados de 35%, mantendo a utilização do óleo de coco, muito solicitado pelos consumidores vegetarianos e flexitarianos mantendo toda a cremosidade que preenche a boca.

O chantilly ficou por conta da Akoveg™ 178-12, uma gordura que promove estrutura e firmeza ideais para a aplicação perfeita, complementando a essência de um autêntico milk-shake!

Ufa! Quanta coisa boa cabe em uma refeição, não é mesmo? A AAK é muito mais do que fornecimento de gordura vegetal. Focamos em qualidade sensorial de lácteos e cárnicos plant-based para que o mundo possa saborear e gostar do que, para nós, é uma semente de saudabilidade e desenvolvimento sustentável.

Assim, com a união das nossas soluções, conseguimos inovar mais uma vez e garantir, não só a qualidade dos produtos finais, como também a possiblidade de uma refeição completa, saudável, prática e, claro, muito gostosa.

Contudo, não é só da saudabilidade e do sabor que a AAK não abre mão: sustentabilidade é um valor inegociável para nós.

Vindas de todos os cantos do planeta, as matérias-primas utilizadas são certificadas pela AAK, uma vez que acompanhamos de perto o rastreamento de toda cadeia produtiva, da plantação até a extração, garantindo a ética da procedência de tudo. Todo nosso fornecimento de produtos que contém óleo de coco possuem o certificado Primate Friendly, além das certificações RSPO para os itens a base de óleo de palma e palmiste, no qual a AAK é membro fundadora.

Entendendo não só como é a região do cultivo e suas particularidades sociais, políticas, econômicas, culturais e biológicas, também temos a preocupação de estudar qual a importância do cultivo para as pessoas do local de origem, suas respectivas interações e impactos para, assim, partir para o envolvimento direto com os produtores, conhecendo suas realidades de perto, contribuindo e dando suporte para o desenvolvimento socioeconômico da região a longo prazo.

Um exemplo que combina sustentabilidade com responsabilidade social é o programa Kolo Nafaso. Este programa já alcança uma comunidade de mais de 350 Mil mulheres, responsáveis pela colheita do karité na Savana Africana. O karité é uma das principais fontes de renda de mais de 4 milhões de mulheres na África Ocidental. Nosso programa visa o empoderamento e capacitação dessas mulheres nas comunidades locais.

A AAK entende que prezar pela sustentabilidade e ética da cadeia produtiva não é um diferencial, mas sim uma obrigação que toda indústria deveria ter. Portanto, cada vez mais, desenvolvemos políticas internas e nos associamos à empresas e companhias que estejam alinhadas aos nossos valores e práticas, já que estamos todos no mesmo barco.

É por isso que estamos cheios de orgulho das nossas soluções: AkoPlanet™ PBM 28-001, AkoPlanet™ PBC 110-44, Akoveg™ 110-50 MB, Akoveg™ 178-12.

Elas são a materialização do esforço por uma alimentação que realmente está transformando o planeta, unindo saudabilidade, sustentabilidade, sabor e, claro, o dinamismo dos tempos modernos que pede muita praticidade.

Agora, queremos saber o que você pensa sobre a alimentação plant-based e como acredita que as soluções da AAK vão impactar os consumidores? Comenta aqui embaixo.

Vem com a gente transformar e co-criar um novo mundo através da alimentação. Vem fazer o melhor acontecer.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001