Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Chilena NotCo cria tecnologia para determinar como os nutrientes de comidas plant-based são absorvidos pelo corpo

Chamada SHIGAD, a tecnologia do digestor in vitro gera dados que podem ser usados no desenvolvimento de produtos mais nutritivos.

A NotCo, foodtech global de alimentos à base de plantas, desenvolveu uma tecnologia especial para estudar como os nutrientes de comidas plant-based são absorvidos pelo corpo humano. Chamado SHIGAD (Simulador Humano Gastrointestinal Dinâmico, em tradução do espanhol), o digestor in vitro permite uma análise detalhada da digestão desses alimentos e entrega amostras que geram dados a serem usados no desenvolvimento de produtos mais nutritivos.

Desenvolvido desde 2021 por uma equipe liderada pelas cientistas Ana Batista e Sofía Estrugo, o digestor dinâmico agora entra oficialmente em uso no laboratório de nutrição molecular da NotCo, localizado na sede da marca, no Chile. O aparelho simula o processo gastrointestinal humano, com as suas reações bioquímicas e enzimáticas, e pretende expandir os horizontes da indústria alimentícia para além da comercialização.

"Queríamos estudar como os produtos da NotCo são assimilados pelo organismo humano", explica Ana Batista. "A forma como os alimentos são digeridos constitui um importante aspecto nutricional, uma vez que determinará em que medida os nutrientes serão efetivamente absorvidos pelo corpo. Aplicando esse procedimento, temos a possibilidade de obter mais informações para mostrar aos consumidores o real impacto para a saúde da adoção de alimentos plant-based", diz.

O SHIGAD é composto por dois compartimentos principais - um recipiente que simula o estômago e outro o intestino delgado - e vários complementares. Dentre esses últimos, estão sensores, sondas, válvulas, entradas, saídas e um software que permite o monitoramento e o controle do processo, bem como o funcionamento do sistema.

"A maioria dos componentes foi projetada por nós e impressa em 3D em nossas instalações. Montamos todas as peças e o primeiro protótipo estava funcionando em menos de um ano. Em seguida, iniciamos o processo de validação e registramos um pedido de patente", conta Batista.

Todos os dados gerados pelo SHIGAD são enviados para as plataformas de IA da NotCo. A ideia é que a IA use esses dados para prever a como os novos produtos serão digeridos. A empresa não revela em quais produtos do seu portfólio a ferramenta já atua, e afirma que a tecnologia foi projetada e criada sem parceria com outras companhias.

A experiência é dividida em três etapas principais: em primeiro lugar, a amostra de alimento que se pretende estudar é misturada com soluções que simulam a saliva, constituindo a fase oral; em seguida, esta mistura, denominada bolus alimentar, é adicionada ao compartimento do estômago e os fluidos enzimáticos e eletrolíticos são progressivamente incorporados, dando lugar à fase gástrica; logo depois, através da bomba peristáltica, o conteúdo do compartimento gástrico passa para o compartimento intestinal, onde se mistura com os fluidos enzimáticos e eletrolíticos intestinais, ocorrendo a fase intestinal. Segundo Sofía Estrugo, cada etapa foi planejada com o objetivo de fornecer o máximo de detalhamento possível sobre o aspecto nutricional da digestão dos alimentos.


Fonte: Época








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001