Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

ALEMANHA NA LIDERANÇA

A Alemanha, quarta maior economia do mundo, apresenta-se como bastante receptiva a um estilo de vida plant-based. Mais da metade dos alemães se consideram flexitarianos, superando, assim, os 47% dos consumidores americanos que se identificam como tal e os 42% dos consumidores globais, de acordo com a Euromonitor.

“A cultura alimentar alemã está mudando”, observou um novo relatório da Global Agricultural Information Network (GAIN), da USDA-FAS, que mergulha profundamente na cultura baseada em plantas da Alemanha. “A Alemanha é um dos mercados mais importantes para alimentos à base de plantas em todo o mundo, com boas oportunidades para os exportadores dos EUA.”

Na verdade, disse o relatório, o número crescente de flexitarianos é a principal razão para a “queda” do consumo de carne na Alemanha, onde, na década encerrada em 2021, o consumo por pessoa caiu 12,3%, para 121 libras.

A Alemanha é pioneira entre os países europeus na mudança para uma dieta à base de plantas; existe alto grau de conscientização dos consumidores sobre a mudança climática e fortes sentimentos sobre as contribuições da indústria alimentícia para isso. Por exemplo, os políticos do partido Grüne (os Verdes) - terceira maior força política da Alemanha! - fazem parte da coalizão governista e pressionam o governo a apoiar estratégias alimentares de avanço das plantas, tanto no nível do consumidor quanto no nível industrial.

“Nos últimos anos, o mercado alimentício alemão experimentou um rápido crescimento no desenvolvimento de alimentos e restaurantes veganos. Em 2021, um em cada cinco produtos alimentícios lançados na Alemanha era vegano. As alternativas à carne, em particular, estão se tornando cada vez mais populares”, disse o relatório do GAIN.

As vendas de substitutos de carne no varejo de alimentos alemão aumentaram 32%, para mais de US$ 720 milhões, em 2021. Pouco mais da metade (51%) dos consumidores alemães reduziram seu consumo de carne no ano passado, tornando a Alemanha o país com a segunda maior participação de flexitarianos, depois da Romênia, de acordo com a análise do projeto europeu Smart Protein. O mercado de carne à base de plantas na Alemanha é o que mais cresce entre os países europeus analisados.

Além disso, Berlim é considerada como a segunda capital vegana do mundo (após Londres), com uma infinidade de restaurantes veganos. De acordo com o HappyCow, um banco de dados de restaurantes vegetarianos, existem quase 500 restaurantes veganos na Alemanha, 105 dos quais estão em Berlim, disse o relatório do GAIN. “Até alguns açougueiros têm opções veganas à venda.”

Para aproveitar esse mercado de carne alternativa em rápido desenvolvimento, o USDA recomenda que os produtores dos Estados Unidos visitem e analisem as grandes feiras de alimentos na Alemanha e, particularmente, a Biofach, para alimentos orgânicos; as VeggieWorld, para o estilo de vida vegano; as Rohvolution, exposições especializadas em comida vegetariana crua; e a Veggie & Frei Von (livre de), focada em produtos vegetarianos e “livres de”.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001