Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

ACTION ON SALT ALERTA QUE CONTEÚDO DE SAL DAS ALTERNATIVAS À BASE DE CARNE VEGETAL É "EXCESSIVO"

O teor de sal de produtos à base de carne de origem vegetal é "desnecessariamente alto", com mais de 75% dos produtos pesquisados não atendendo as metas de redução de sal do governo do Reino Unido. A pesquisadora-chefe do estudo, Roberta Alessandrini, da Action on Salt, grupo de lobby do Reino Unido, disse que ficou surpresa ao ver que o perfil geral de nutrientes da carne vegetal é melhor do que os seus equivalentes de carne!

O estudo foi publicado na Nutrients e é o primeiro a investigar o perfil nutricional e a salubridade geral da carne vegetal disponível no Reino Unido.

Os pesquisadores analisaram 207 produtos à base de carne de origem vegetal e 226 produtos à base de carne e descobriram que o teor de sal da carne plant-based era significativamente maior do que o da carne em cinco das seis categorias de produtos. Além disso, apenas dois produtos plant-based pesquisados seriam considerados com baixo teor de sal, com rótulo verde na frente da embalagem, ou seja, menor do que 0,3g/100g), em comparação com 45 produtos de carne.

Roberta Alessandrini, que é pesquisadora em Nutrição em Saúde Pública da Queen Mary University of London, disse que os pesquisadores não ficaram surpresos ao descobrir que a carne plant-based contém altos níveis de sal. Em 2018, a Action on Salt conduziu uma investigação similar e obteve resultados semelhantes.

Produtos de carne plant-based possuem menos calorias, menos gordura total e saturada e mais fibras do que os seus produtos de carne correspondentes. De acordo com Alessandrini, os substitutos plant-based são frequentemente classificados como ultraprocessados ou junk food, mas, na realidade, muito pouco se sabe sobre os seus efeitos de longo prazo na saúde e qualidade nutricional geral.

Alessandrini também afirma que fabricar produtos menos salgados seria uma forma simples e eficaz de produzir produtos mais saudáveis. “Nosso estudo mostrou uma grande variação dos níveis de sal dentro de cada categoria de produto. Algumas empresas adicionam até seis vezes mais sal do que seus concorrentes. Isso indica que a reformulação do sal é perfeitamente possível”, acrescentou e explica como mais consciência é necessária para alternativas saudáveis de carne plant-based. “Os consumidores precisam verificar os rótulos dos produtos sempre que possível e escolher produtos com semáforo verde para o sal. Infelizmente, de 207 produtos, apenas dois produtos tinham baixo teor de sal. Ambos eram de carne moída de soja, produtos que requerem algum preparo de alimentos”.

Muitas vezes, alimentos plant-based têm uma percepção de foco saudável”, no entanto, esta última pesquisa destaca que esses alimentos ainda podem ser ricos em sal.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001