A Beneo revelou uma estratégia dual para revitalizar o mercado de carne vegetal, apostando em proteínas alternativas. Embora o setor tenha enfrentado desafios recentes, a empresa destaca que a redução no apetite por carne vegetal não se traduz em menos interesse por inovação. O conceito de "S-Curve" é aplicado à trajetória do mercado de carne vegetal, sugerindo que, embora haja uma desaceleração, a Beneo acredita que empresas com desempenho sólido em sabor e textura permanecem fortes.
A estratégia da empresa para proteínas alternativas inclui foco em ingredientes de fava e produtos semiacabados à base de carne.
Em ingredientes de fava, a Beneo está duplicando o seu portfólio e se preparar para abrir, no início de 2025, uma nova unidade dedicada à produção de concentrado proteico, farinha de arroz com amido e cascas de fava. Considerada uma leguminosa versátil, a fava pode ser utilizada em alternativas cárneas e lácteas, em panificação e cereais sem glúten.
O foco em proteínas alternativas da Beneo está diretamente relacionado à sua marca Meatless, que este está ampliando seu portfólio de produtos semiacabados para incluir Beef Bites, para uso em refogados e ensopados, e carne picada, para lasanhas, marinadas e molhos. Os novos produtos são feitos de micoproteína e proteína de ervilha e enriquecidos com corante para proporcionar uma autêntica aparência de carne bovina.
Além dos produtos semiacabados, a marca Meatless também desenvolveu flocos texturizados para melhorar a suculência, mesmo em produtos híbridos à base de plantas e carne.