A confiança dos consumidores está intimamente ligada ao conhecimento e à experiência com alternativas à base de plantas. Questões como integridade e rastreabilidade são fundamentais, com muitos consumidores preocupados com a segurança e a precisão na rotulagem dos produtos. Certificações credíveis e maior transparência na cadeia de suprimentos são vistas como essenciais para melhorar essa confiança.
No caso das carnes, os consumidores confiam e desconfiam de diferentes alternativas de carne por diferentes razões.
Segundo uma recente pesquisa da ProVeg International, embora a confiança nas proteínas vegetais esteja aumentando, ainda há um longo caminho a percorrer antes que os níveis de confiança sejam suficientemente elevados para uma plena adoção.
A pesquisa também mostra que a carne cultivada está ganhando uma reputação mais positiva entre os consumidores, sendo considerada a segunda categoria de carne alternativa mais confiável, logo após a carne vegetal. O que é interessante, dado que a carne cultivada é uma inovação recente, enquanto proteínas como as algas têm uma presença mais estabelecida no mercado.
Em termos de demografia, homens e consumidores onívoros se mostram mais inclinados a considerar a carne cultivada como uma opção viável.