Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

ONÍVOROS, MAS COM FOME DE PLANT-BASED

Assim são os consumidores no Brasil, Argentina e Uruguai, segundo pesquisa encomendada pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura).

Os sul-americanos são predominantemente onívoros, ou seja, consideram que uma dieta bem equilibrada inclui o consumo de carnes, vegetais, grãos e frutas, mas estão tentando reduzir o consumo de proteínas animais e experimentando cada vez mais alimentos plant-based. Essa afirmação não é claramente comprovada, já que nesses três países o prato nacional é composto essencialmente de carnes (churrasco e parrilladas!).

É o que aponta uma pesquisa feita por Mario Rioda, pesquisador e consultor para governos da América Latina e diretor do mestrado em Comunicação Política da Universidade Austral (Argentina), a pedido do IICA.

Ao entrevistar, em dezembro de 2021 e janeiro deste ano, mil pessoas nas cidades de Montevidéu (Uruguai), Rosário, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), e Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Rioda identificou que 64,52% delas eram onívoras, 26,5% flexitarianas (que tentam diminuir o consumo de carnes), 6,5% vegetarianas, 2% veganas e 0,8% pescetarianas.

Dos três países, o Brasil é o que tem mais onívoros, 70,5% do total, enquanto a Argentina conta com o maior número de flexitarianos (37,3%). “Sabor, preço e aporte nutricional são os elementos que explicam o tipo de alimentação. Os onívoros normalmente pedem sabor, flexitarianos e pescetarianos buscam uma nutrição melhor, enquanto os vegetarianos e veganos costumam levar em conta convicções éticas sobre o consumo animal”, afirma o pesquisador.

Dos grupos que consomem carne bovina, suína, ovina ou caprina, 26,5% estão reduzindo o consumo, 41,5% tentam diminuir e 32% não tentam. “A ideia de experimentar e variar alimentos é predominante, mas isso não deve ser confundido com mudança de hábitos alimentares para onívoros. Podemos observar que as pessoas com hábitos onívoros tendem a ser menos flexíveis do que as de outros perfis para experimentar ou confiar em novos alimentos”, destaca Rioda.

Segundo o pesquisador, uma macroleitura mostra que a carne é insubstituível, indiscutível e não é vista como algo ruim, mas colide com o conceito de “matar para comer”, que começa a ser encarado como um problema em algumas comunidades. “Entre aqueles que não comem carne, tudo o que tem a ver com carne é ruim ou negativo. A rejeição não é parcial e não admite moderação”.

No que se refere a carne produzida em laboratório, a inclinação para experimentá-la é alta entre onívoros e flexitarianos, com 73,6% dos entrevistados expressando probabilidade total ou parcial de isso acontecer. Quase 74% dos brasileiros afirmaram estar dispostos a provar a carne de laboratório. Na Argentina, 63,2% mostraram essa disposição e, no Uruguai, 61,6% - há maior resistência entre pessoas com mais de 60 anos; Argentina e Uruguai têm população mais idosa do que o Brasil. Mas apesar dessa disposição, 60,3% dos entrevistados disseram que seria improvável que pagassem mais pela carne de laboratório. O que já é hoje um dos maiores problemas das carnes plant-based!

A pesquisa de Rioda também considerou as proteínas à base de plantas e, nesse caso, 61,2% dos entrevistados expressaram uma probabilidade total ou parcial de experimentar produtos desse segmento. No Brasil, 70,8% dos entrevistados mostraram-se, mais uma vez, mais abertos às experimentações, proporção maior que na Argentina (56,9%) e Uruguai (50,1%). Pessoas com mais de 40 anos têm menor probabilidade de consumir produtos plant-based, ao invés de carne.

A pesquisa também foi em busca de hábitos de preparo e consumo e detectou que mais de 70% dos entrevistados preparavam os alimentos em casa, 29,3% pediam comida fora ou iam a restaurantes pelo menos uma vez por mês e 26,6% o faziam uma ou duas vezes por semana. No Brasil, o percentual dos que consumiam alimentos fora de casa ou faziam pedidos uma ou duas vezes por semana chegou a 33,6%.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001