Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

NESTLÉ ACELERA INOVAÇÃO À BASE DE PLANTAS COM NOVAS ALTERNATIVAS DE CAMARÃO E OVO

A Nestlé está expandindo o seu portfólio à base de plantas com o lançamento, de teste, de dois novos produtos na Europa - alternativas à base de plantas para ovo e camarão.

Feito de proteína de soja, óleo de canola, ácidos graxos ômega 3, suco de cenoura e aromatizantes naturais, o substituto de ovo à base de plantas será lançado sob a marca Garden Gourmet vEGGie. O produto é vegano e atinge o Nutri-Score A na Europa.

A alternativa ao ovo líquido pode ser preparada de várias maneiras, desde mexido até assar. Em comparação com outras alternativas de ovos no mercado, o CTO da Nestlé, Stefan Palzer, acredita que o vEGGie se destaca favoravelmente. “O que nos torna diferentes é o uso de apenas cinco ingredientes. Vemos o que algumas startups estão usando uma lista muito longa de ingredientes e não é isso que queremos, estamos combinando o conteúdo de proteína de ovos de origem animal”, disse.

A mais recente adição da Nestlé à sua linha alternativa de frutos do mar também oferece um rótulo limpo. Garden Gourmet Vrimp é um camarão alternativo à base de plantas feito de proteína de ervilha e raiz konjac. Obtém a sua cor da páprica e da cenoura e o sabor característico do marisco é obtido através da adição de algas nori.

A Nestlé está seguindo uma rota de ‘teste e aprendizado’ para o lançamento, feito em mercados selecionados, incluindo Suíça e Alemanha, para obter uma visão antes de se estender mais amplamente. Essa é uma abordagem que a empresa desenvolveu para oferecer maior agilidade em P&D e colocar os produtos no mercado com mais rapidez. “O objetivo é passar da ideia à prateleira em seis meses”, disse Palzer. O vEGGie e o Vrimp foram desenvolvidos usando tecnologias proprietárias em menos de um ano, observou.

Na Nestlé, marcas de origem vegetal, como Garden Gourmet ou leite de ervilha Wunda, geram receita de 200 milhões de francos suíços. Mas o tamanho da oportunidade é muito maior quando se leva em consideração as opções baseadas em plantas comercializadas sob as marcas tradicionais da Nestlé. O uso de ingredientes vegetais em pizzas, nas marcas de laticínios da Nestlé ou em produtos como o KitKat vegano, elevou as vendas para 1 bilhão de francos suíços. Esta ainda é uma pequena proporção da receita da Nestlé, que está em mais de CHF 84 bilhões, mas com ganhos fortes de dois dígitos.

Schneider admitiu que a Nestlé estava um pouco atrasada em algumas categorias baseadas em plantas. A empresa lançou o leite de ervilha Wunda no início deste ano, mas o setor de leite alternativo vem aumentando sua participação nas prateleiras há muito mais tempo. Da mesma forma, a Nestlé não foi a primeira no mercado com análogos à carne, que afirmam oferecer uma experiência comparável à sua contraparte baseada em animais. “Não inventamos o hambúrguer ou frango à base de vegetais, mas acredito que lideramos todos ao redor do mundo quando se trata de sabor, mouthfeel e nutrição”, disse Schneider.

Além de continuar a extensão das opções à base de plantas em suas marcas convencionais, a Nestlé está otimista com as possibilidades oferecidas com o desenvolvimento de cortes inteiros à base de plantas, e frutos do mar e peixes oferecem amplas oportunidades.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001