A JBS iniciou a construção do seu centro de inovação em P&D de proteínas cultivadas no Brasil.Localizado em Florianópolis, Santa Catarina, o Centro de Inovação JBS Biotech será o maior centro de pesquisa em biotecnologia de alimentos no Brasil, com inauguração prevista para o quarto trimestre de 2024.
A empresa está investindo US$ 22 milhões nas fases um e dois, que incluem laboratórios e uma planta piloto. A terceira fase incluirá um modelo em escala industrial para demonstrar a viabilidade técnica e econômica da proteína cultivada, servindo como modelo para futuras fábricas. O investimento total nas três fases será de aproximadamente US$ 62 milhões.
A fábrica comercial terá capacidade inicial de produção de mais de 1.000 toneladas de proteína cultivada anualmente.
Segundo a JBS, sua proteína cultivada chegará inicialmente aos consumidores na forma de alimentos preparados, como hambúrgueres, salsichas e almôndegas, com a mesma qualidade, segurança, sabor e textura da proteína tradicional. A tecnologia tem potencial para produzir carne bovina, frango, porco e peixes.
Jerson Nascimento, diretor global de Suprimentos e Inovação da JBS, enfatizou o compromisso da empresa em liderar a tecnologia de alimentos e oferecer produtos inovadores e de alta qualidade, destacando que o objetivo é tornar a produção de proteína cultivada mais eficiente, escalável e economicamente competitiva.