Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

Foodtech brasileira lança a primeira carne louca feita de fruta

Inédito no mundo, produto é resultado de dois anos de investimentos em tecnologia e está disponível a partir de agora para consumidores de São Paulo

A saborosa e tradicional carne louca, carne temperada e desfiada, presente há muitos anos na cultura gastronômica brasileira, ganhou uma nova roupagem. O produto, que está sendo lançado no Brasil pela foodtech brasileira Fábrica Meatz, tem a mesma aparência e o mesmo sabor da carne louca que conhecemos, mas com um diferencial: é feita 100% de fibra de fruta.

A carne louca de fruta é inédita no mundo e marca o lançamento da Fábrica Meatz no mercado brasileiro. A empresa é resultado da fusão entre a Behind, a primeira a produzir carne feita de plantas do Brasil, e a Meatz, especializada em produtos alimentícios à base de jaca. A união promete oferecer o melhor de ambas as expertises, com diferenciais de lançamento, processo produtivo e tecnologia.

"O objetivo da Fábrica Meatz vai além de produzir carne vegetal", diz Le Mendes, um dos fundadores da empresa. "Nosso objetivo é desenvolver tecnologia no Brasil e agregar valor ao que já temos aqui, como é o caso da fibra de jaca. Acreditamos que isso contribui para que o Brasil se coloque como protagonista no cenário mundial de tecnologia aplicada", afirma.

Foram investidos R﹩ 2 milhões para a criação da empresa e o lançamento do primeiro produto, principalmente no desenvolvimento da tecnologia e da marca. "Metade desse valor foi utilizado em pesquisa e desenvolvimento", explica Pedro Ian, também fundador da empresa. "Foram 2 anos até chegar ao produto final, envolvendo uma cadeia difícil de trabalhar e um processo totalmente automatizado".

A novidade pode ser encontrada inicialmente nas redes de varejo Casa Bueno, Naturalis e Empório La Granola, além de em alguns de São Paulo, capital e interior. "Em breve, vamos chegar às principais capitais brasileiras e a outras cidades", garante Le Mendes. No primeiro trimestre do próximo ano a empresa planeja mais dois lançamentos: uma opção inovadora de carne de frango vegetal e um hamburguer plant based suculento, saboroso e nutritivo.

Parece carne, mas é fruta, e com muita tecnologia

A unidade de produção da Fábrica Meatz fica em Peruíbe, no Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. A fábrica tem produção totalmente automatizada, com controle e laboratório de desenvolvimento próprios. O local foi escolhido pela disponibilidade de alimentos orgânicos, agroecológicos e de qualidade perto da fábrica, diminuindo o esforço logístico e propiciando benefícios aos produtores locais.

Para produzir suas carnes vegetais, a Fábrica Meatz utiliza uma tecnologia própria chamada 3D True Texture Meatz, que, associada a outros métodos de produção, garante a aparência, o sabor e a textura da carne animal com ótimo valor nutricional e saudabilidade.

A carne louca da Fábrica Meatz já vem pronta para o consumo. Sua fórmula inclui, além da fruta, azeite de oliva extravirgem, chá preto, e carvão ativado vegetal, além de nutrientes como ferro, vitamina B12 e D2. A jaca é conhecida por seu alto teor antioxidante, sendo rica em carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C. "No Brasil a jaca é abundante, mas ainda tratada como uma comodity de pouco valor. O que fizemos foi agregar tecnologia para valorizar produto nacional", diz Le Mendes

Opção para veganos, vegetarianos e flexitarianos

A solução apresentada pela Fábrica Meatz acompanha o aumento do interesse dos consumidores por uma alimentação mais saudável e preocupada com o meio ambiente. No Brasil, a produção de carne é um dos principais impulsionadores do desmatamento da Amazônia, significando 63% das áreas desmatadas da floresta, segundo dados do Atlas da Carne 2021.

Com seu primeiro lançamento, a Fábrica Meatz quer atingir todos os consumidores que desejam reduzir ou eliminar o consumo de carne animal em sua dieta. "É um produto que vai agradar qualquer pessoa, com exceção daqueles que têm restrição ao sabor e textura da carne", explica Le Mendes.

O compromisso da Fábrica Meatz com a sociedade e com o planeta vai além de fazer produtos saudáveis. A empresa trabalha para gerar impacto positivo em toda a cadeia de produção. Por isso, mantém investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento e está comprometida em apoiar os pequenos agricultores para gerar uma relação saudável em toda a da cadeia de produção.

Mais informações

Kubix Estratégia & Comunicação

Denise Marcolino - 11 943541779

Antonio Sales - 11 96462-1100








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001