Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

CONSUMER REPORTS: ANÁLOGOS BASEADOS EM PLANTAS NÃO OFERECEM O MESMO SABOR

Quando se trata de comprar análogos de carne à base de plantas, estudos mostram que cerca de 53% dos consumidores estão abertos e dispostos a colocar um novo produto no carrinho. Mas transformar os curiosos em clientes fiéis é um outro passo. Um produto tem que fazer duas coisas: ser tão saboroso (ou mais!) do que seu equivalente tradicional e custar quase o mesmo que seu contraponto tradicional. É aí que está todo o problema do desaceleramento do mercado.

De acordo com uma nova pesquisa da Consumer Reports, as opções à base de plantas atualmente no mercado estão aquém do sabor esperado. Dos 32 análogos plant-based que os testadores experimentaram, eles concordaram que havia opções palatáveis em cada categoria, mas muitas das ofertas não estavam à altura. "Entre os hambúrgueres, Impossible e Beyond foram os mais carnudos, mais parecidos com os originais", segundo o relatório. "Os Nuggets de Frango da Impossible chegaram mais perto de parecer como um nugget de frango típico e as Veggie Chik'n Strips, da MorningStar Farm, desfiam igual a peito de frango".

Os testadores também citaram os breakfast, da Beyond Meat, e as Sweet Italian Sausage, os Veggie Breakfast, da MorningStar, os f’sh filets, da Gardein, e os Fish cakes, da Good Catch, como estando entre os análogos mais realistas. Também gostaram do sabor dos All American Veggie Burgers, da Boca, e dos Meatless Nuggets, da Quorn, embora tenham notado que nenhum deles realmente chegou perto do sabor da sua contraparte tradicional.

Todas as opções testadas pela Consumer Reports falharam no critério "preço", com algumas entradas custando até quatro vezes mais, libra por libra, do que a carne tradicional.

A maioria das ofertas plant-based testadas também não se destacou como nutricionalmente equivalente, outro fator importante para os consumidores. Os testadores observaram que as listas de ingredientes deixam claro que a carne alternativa à base de plantas ainda é ultraprocessada. Em um estudo nacional de 2020, 19% dos consumidores dos Estados Unidos citaram “muitos ingredientes que não consigo nem pronunciar” como motivo para não pegar um produto - à base de plantas ou não.

Conclusão: a atual safra de alternativas plant-based simplesmente não atende aos anseios do consumidor médio. Dizer que um produto é maravilhoso, suculento, etc. é uma coisa, mas, mais importante, é isso ser claramente percebido pelos consumidores. E essa afirmação é claramente confirmada pelos números de vendas em queda no varejo. Pode ser o futuro, sim, mas ainda tem muito trabalho pela frente para fidelizar os... curiosos.








Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001