Guia 2021

Cadastre-se
Participe
CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI
Voltar

O que é uma dieta plant-based e seus benefícios

A dieta plant-based é um tipo de alimentação com o objetivo de minimizar o máximo possível o consumo de alimentos de origem animal. O termo plant-based significa “à base de plantas” e, embora possa ser traduzido, foi popularizado com o seu nome em inglês.

Diferentemente de outras vertentes do vegetarianismo, como o veganismo, a dieta plant-based não possui um plano específico do que é evitado e o que é consumido. Desse modo, é uma alimentação fluida e possui diversas interpretações e, por isso, também é apelidada de flexitarianismo.

Os motivos para seguir essa dieta podem variar entre a vontade de diminuir a pegada ambiental da alimentação e evitar e tratar condições de saúde específicas. Isso é um resultado dos diversos benefícios oferecidos por essa alimentação.

Como é a dieta plant-based?

Em geral, uma dieta plant-based se baseia prioritariamente no consumo de plantas, portanto sua alimentação consiste de alimentos in natura e minimamente processados, como:

Grãos
Legumes
Vegetais
Frutas
Nozes

  • Fungos

Porém, ela não exclui completamente o consumo de carne, leite e outros alimentos de origem animal. O seu objetivo é diminuir o consumo desses alimentos, mas não totalmente. Por isso, muitas pessoas que seguem uma dieta plant-based podem incluir peixes e outras carnes magras em sua alimentação, mesmo que em pouca quantidade.

Qual a diferença entre plant-based e vegano?

Diferentemente do veganismo, a dieta plant-based não possui uma fundamentação ética da preocupação com os animais e com o meio ambiente. Porém, mesmo assim, ela é uma alternativa para as pessoas que gostariam de diminuir substancialmente sua pegada ecológica.

O veganismo é um estilo de vida que visa excluir o consumo de produtos de origem animal ou que possuem algum impacto na fauna mundial. Desse modo, foca no consumo exclusivo de plantas.

Já a alimentação plant-based, como já mencionado, não exclui esses alimentos e apenas diminui o seu consumo. Pessoas que seguem esse plano alimentar podem escolher fontes de proteína de qualidade em vez de opções com alto teor de gordura e, além disso, a dieta à base de plantas também sugere limitar a ingestão de alimentos refinados, com adição de açúcar e bebidas açucaradas.

A dieta plant-based é saudável?

Ao todo, sim, as dietas plant-based são saudáveis e consideradas densas em nutrientes e repleta de fibras, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais. No entanto, assim como qualquer outra alimentação, para que seja considerada saudável, ela depende da qualidade e adequação nutricional da dieta.

Ou seja, quando é seguida de um modo equilibrado e foca no consumo de grãos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes e sementes, pode fornecer benefícios e é considerada uma alimentação saudável.

Benefícios

Uma dieta plant-based equilibrada pode oferecer diversos benefícios à saúde. Confira:

  • Uma pesquisa comprovou que uma dieta com baixo teor de gordura e baseada em vegetais e o consumo mínimo de produtos de origem animal pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina. Adicionalmente, como a maioria das dietas à base de planta, a dieta plant-based pode diminuir os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
  • A carne vermelha é, em geral, uma grande contribuinte para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, seguir uma dieta plant-based pode ajudar a prevenir essas condições. Além disso, o alto consumo de alimentos de origem vegetal também pode contribuir para a saúde do coração.
  • Um estudo publicado em 2020 comprovou que o consumo excessivo de carne e produtos de origem animal pode ser prejudicial à saúde humana, com evidências relacionadas ao câncer, doenças do coração, doenças metabólicas, obesidade, diabetes e a episódios de acidente vascular cerebral. Assim, a redução do consumo desses alimentos pode ser benéfico à saúde.
  • Embora as dietas plant-based não sejam exatamente dietas para perder peso, acredita-se que elas podem ajudar. De acordo com um estudo, por exemplo, essa alimentação pode estar associada a uma maior diversidade da microbiota intestinal, redução da densidade calórica e redução da ingestão de colesterol. Todos esses fatores ajudam a promover a perda de peso e um peso corporal mais saudável.
  • Uma pesquisa publicada no BMC Medicine comprovou que pessoas que comem menos carne, ou não comem carne em geral, têm menos risco de desenvolver alguns tipos de câncer.
  • Meio ambiente

    A indústria pecuária é uma grande contribuinte para o aquecimento global e a poluição ambiental. As emissões de gases do efeito estufa, desmatamento de áreas verdes para campos de pasto e outros fatores desse mercado causam impactos significativos no meio ambiente. Portanto, seguindo a lógica, a redução de consumo dos produtos dessa indústria faria bem ao meio ambiente. De acordo com uma matéria publicada no site Scientific American, adotar uma dieta plant-based pode oferecer grandes benefícios ao meio ambiente.
  • Cerca de 40% das emissões de gases do efeito estufa, por exemplo, são causadas pelo impacto da agricultura e agropecuária. Portanto, a redução do consumo de carne vermelha pode ajudar a amenizar esses números.De acordo com um estudo, se todos os americanos cortassem o seu consumo de carne em pelo menos 25%, existiria a redução de 1% das emissões anuais de gases do efeito estufa. E embora o número pareça pequeno, adotar uma alimentação plant-based pode beneficiar as florestas tropicais e, consequentemente, sua população — como os indígenas.

  • Fonte: Ecycle







Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefone:

11 99834-5079

Fique por dentro de tudo que acontece
no universo de Plant-Based:

Fique conectado:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Srg. Lourival Alves de Souza
130 - Conj. 113 - 1˚ Andar
04675-020 - Jardim Taquaral
São Paulo, SP - Brasil

001